Amazonas Igreja Católica

“ESPERANÇA” DA CRIAÇÃO DE NOVAS PARÓQUIAS EM MAUÉS, COM NOMEAÇÃO DE NOVO BISPO DE PARINTINS

FMC – O Papa Francisco nomeou D. JOSÉ ALBUQUERQUE, Novo Bispo Diocesano de Parintins – Diocese formada pelos Municípios de Parintins, Maués, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vsta do Ramos.
Com a nomeação do novo Bispo, Lideranças Católicas da Terra do Guaraná renovam esperanças da Criação de Novas Paróquias no Município de Maués que desde 1798 conta com apenas 1 única Paróquia (Nossa Senhora da Conceição criada pelo 7° bispo do Grão Pará – atual Arquidiocese de Belém) que atende uma cidade de quase 70 mil pessoas, uma extensa zona rural com mais de 140 comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas da etnia Sateré Mawé.

Bairros como Ramalho Júnior – comunidade São Pedro Apóstolo que já é uma Pró-Paróquia enfrenta uma “Corrente Contrária” a essa autonomia Eclesiástica, já apresenta condições de ser Paróquia, sem falar da Comunidade Santa Luzia, outra grande importante região urbana da cidade que reúne outros núcleos eclesiais. A vasta área territorial de Maués com mais de 39.000 km2 é maior que a própria Área da Diocese (incluindo as áreas dos Municípios de Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha juntos). Essa outra região extensa que precisa de ter Paróquias, uma na região do Rio Apocuitaua e outra na Reserva Indígena Sateré Mawé para o fortalecimento da presenca da ação pastoral da Igreja Católica nessas localidades, visando o surgimento de Vocações Sacerdotais e Religiosas. São questões desafiadoras para o Novo Lider Católico Regional.

Maués historicamente é a mais antiga Paróquia da região, bem mais antiga que a própria sede episcopal, Parintins. E ao longo desses anos a cidade cresceu, mesmo ofertando munícipes para o sacerdócio presbiteral e Vida Religiosa Consagrada para a Igreja Regional e Brasil, a Igreja do Município precisa “Ser olhada com mais importância e respeito dentro da Província Eclesiástica de Manaus. Durante este tempo precisava de ações pastorais voltadas para o fortalecimento da atividade evangelizadora, visto que no município o crescente número de seitas é grande.
O esforço dos poucos padres e lideranças católicas não deixam o trabalho pastoral e de assistência espiritual e social, parar.

Desejamos sucessos a D. JOSÉ ALBUQUERQUE que tem grandes desafios a frente da Igreja Parintinense, um deles é a Unidade da Igreja, enfraquecida por falta de ações mais voltadas para o chamamento do Povo Cristão Católico para atuar nas atividades da Igreja nessa vasta e importante região diocesana do Regional Norte 1.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: