Amazonas Cultura

Câmara Municipal de Maués lançou livro Memorial contando sua História

FMC – A Câmara Municipal de Maués (a 258 quilômetros da grande Manaus), na manhã desta quinta-feira 26, realizou a 12a Sessão Solene presidida pelo presidente da Casa, Vereador Rodrigo Corrêa Bentes que fez o Lançamento Oficial do Livro MEMORIAL HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE MAUÉS, de autoria dos editores Alcinei Pimentel Carneiro e Mateus William da Silva Doce, ambos diretores Administrativo e de Redação do Site Folha de Maués Comunicações.

A sessão plenária contou a presença do vice-prefeito de Maués – Sérgio Mazzini Leite, dos vereadores Paulo Rodrigo Santos, Carla Leite, Elias Passos, Adriana Canindé, Ari Menezes, Luiz Carlos Dinelli, Roberta Alves, Martinéia Dinelli, William Johns, Adalto Lopes e Wilson Alves. Convidados como ex-vereadores (as), gestores de escolas, familiares dos editores da obra, servidores da Casa Legislativa e população.

O presidente da Casa Legislativa Rodrigo Bentes abriu a sessão destacando a importância do resgate da Memória do Poder Legislativo da Terra do Guaraná, que remota do Período Imperial do Brasil, com a Criação do Município de Maués (Antiga Luséa, posteriormente Conceição) em junho de 1833, instalação da 1a Câmara Municipal em 1834, dissolvimento do Poder Legislativo em 1890, Proclamação da República, Estado Novo e retorno da Câmara em 1947, apresentando em ordem cronológica a 18 Legislaturas, Rol dos ex-presidente, Leis Aprovadas ao longos dos períodos Legislativos e entre outras Abordagens.

Segundo Rodrigo Bentes, foram mais de 8 meses de trabalho de análises de documentos antigos do Município, coleção de Documentos da antiga Província do Amazonas, fotografias, Leis, Decretos, obras de Historiadores Amazonenses e do País para a elaboração da obra, que foi prefaciada pelos professores Doutores Fortunato Martins – Universidade Federal do Acre e André Melo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Uma sessão Histórica onde na oportunidade ex-veredores relataram um pouco do passado da Casa e de suas atuações, além de fatos e acontecimentos dos períodos em que foram vereadores, como Deny Dorzane Martins, Antônio Shirley – Lêca, Zequinha Gondim e outros. Vereadores como Martineia Dinelli, Elias Passos, Luiz Carlos Dinelli, William Johns, Roberta Alves, Carla Leite e Ari Menezes, frisaram em seus discursos a importância do resgate da História da Casa feita na gestão do presidente Rodrigo Bentes , por meio do trabalho de pesquisa de Alcinei Pimentel e Mateus William Doce.

O vice-prefeito Sérgio Mazzini Leite também fez registros do passado da Casa, da Vida Política da cidade e da passagem de membros de sua família pelo Poder Legislativo Maueense.

O presidente da Câmara Municipal de Maués, Rodrigo Bentes anunciou que o livro e o vídeo institucional produzido pelo Folha de Maués Comunicações, serão doados aos Museus, Centros de Educação e Cultura do Município, Escolas Municipais, Estaduais, Federal, Universidades, para que conheçam a Memória do Poder Legislativo, que foi o primeiro a administrar o Município de Maués no período Imperial do Brasil.

Fotos: Sidney Tavares – CMM.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: