DPE/AMAZONAS

Defensoria Pública promove audiência pública para discutir saúde da mulher no Amazonas

Foco do debate será o tratamento e as condições dos equipamentos utilizados para prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero em Manaus e no interior do estado

A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) promove, na próxima terça-feira (16), uma audiência pública para debater a saúde da mulher no Amazonas. O evento acontece às 9h, no Auditório da Sede Administrativa da DPE-AM, localizada na avenida André Araújo, 679, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Com o debate, a Defensoria pretende coletar informações sobre o tratamento e os equipamentos utilizados para prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero no Amazonas. A iniciativa é coordenada pelos núcleos de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM/DPE-AM) e de Defesa da Saúde (NUDESA/DPE-AM).

Depois dos eventos do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Defensoria identificou que não há mamógrafos em todos os municípios amazonenses e que, em Manaus, a rede de atendimento se demonstra insuficiente. Outro problema encontrado é a falta de técnico habilitado para operar o equipamento em algumas unidades de saúde.

“Quanto mais rápido a mulher identifica a doença, maiores são as chances de cura. Durante as ações do Outubro Rosa, encontramos muitas mulheres relatando as dificuldade de acesso à mamografia na capital, mas, principalmente, no interior do estado. Mulheres da sociedade civil vão ter a oportunidade de trazer os seus relatos para as autoridades. Após essa audiência pública, pode ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Estado e o Município”, destaca a defensora pública Carol Braz, que coordena o NUDEM/DPE-AM.

Interessadas em participar da audiência pública e contar seus casos na busca pelo acesso aos exames de prevenção podem comparecer. Não há a necessidade de inscrição prévia. Em função da pandemia, será respeitado o protocolo de prevenção à Covid-19 com o uso obrigatório de máscara durante todo o evento. A audiência pública também terá transmissão ao vivo pelo canal da DPE-AM no YouTube.

Além dos representantes da Defensoria Pública, devem participar do debate: o secretário estadual de saúde, Anoar Samad; o presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCECON), Gerson Mourão; a ginecologista Mônica Bandeira de Melo, da FCECON; a deputada estadual Therezinha Ruiz; a presidente da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC), Marília Muniza Cavalcante de Oliveira; a presidente da ONG Humaniza Coletivo Feminista, Marília Freire, e a procuradora Silvana Nobre de Lima Cabral; entre outras autoridades.

Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas lidera nacionalmente os índices de mortes por câncer no colo do útero, com taxa 102% maior que a média brasileira. São 32 mulheres, que apresentam a doença, a cada 100 mil habitantes. O câncer de mama é a principal causa de mortes por câncer no Brasil, e no Amazonas, só para 2021, são estimados 450 novos casos de câncer de mama.

Texto: Vitor Gavirati/DPE-AM
Foto: Clóvis Miranda/DPE-AM

1 comentário

  1. É urgente que o governo do Amazonas resolva o problema da violência obstétrica. Há muitos relatos recentes do tratamento abominável que as mulheres vem recebendo na rede pública, até de agressão física! As mulheres já sofrem no parto, não merecem sofrimento extra causado pelo machismo de médicas e enfermeiras.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: