Brasil Política

Polarização entre Lula e Bolsonaro desfavorecerá Centro nas eleições

Os dois possíveis candidatos à presidência do Brasil possuem apoios de partidos do Centro, o que deve polarizar a disputa em 2022

Por Deborah Arruda

PORTAL.EM.TEMPO – Com a recuperação de seus direitos políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é considerado o maior oponente do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), nas eleições gerais de 2022. Em análise das articulações políticas que devem se seguir com esse novo cenário, o Centro perdeu força e possíveis candidatos acabaram estancando em suas articulações políticas.

Durante os últimos meses, com a atual gestão presidencial, a Direita se desgastou e o Centro foi ganhando força e se tornando opção de muitos eleitores brasileiros, ideia reforçada pelos resultados das eleições municipais do ano passado. De acordo com o cientista político Carlos Santiago, desde o retorno de Lula à cena política nacional, a polarização entre Esquerda e Direita se estreitou, o que acabou enfraquecendo o Centro e estabelecendo novos caminhos para as articulações. 

“No plano nacional já existe um clima de possível polarização entre Bolsonaro e Lula. Cenário que enfraquece candidaturas denominadas de Centro Político. Bolsonaro e Lula têm histórias antagônicas e pensam diferente no aspecto social, no econômico e moral,  mas os dois possuem eleitores cativos e sabem fazer uma comunicação direta com o povão”, afirmou.

Alguns nomes alternativos já foram cogitados, como Ciro Gomes (PDT) e o ex-ministro da Saúde Luiz Mandetta (DEM), que já confirmou que se candidatará à corrida eleitoral caso haja consenso com o partido. João Dória (PSDB), atual governador de São Paulo, cogitou enfrentar Bolsonaro, mas após o retorno de Lula à disputa, deu um passo para trás. Santiago explicou que muitos candidatos do Centro apoiam tanto o atual presidente, quanto Lula, o que intensifica a polarização da disputa.

“As movimentações de Bolsonaro e de Lula mudam também a ideia de unidade eleitoral chamada de ‘terceira via’, defendida por políticos e por partidos de Centro para enfrentar a polarização eleitoral entre Esquerda e Direita. Nomes como Ciro Gomes, Luciano Huck (sem partido), Luiz Mandetta e João Dória são lembrados. Porém, Dória continua sem representatividade nacional que possibilite ele alcançar a presidência da República e já acenou que vai disputar a reeleição em São Paulo. Mandetta já se ofereceu para ser vice de Ciro Gomes. O pedetista continua sem crescimento eleitoral”, explicou.

O cientista político citou ainda possíveis mudanças que devem ocorrer no sistema político, que devem influenciar no próximo pleito. “Mas para o quadro político ficar mais claro temos aguardar o resultado da proposta da minirreforma política que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados que pode modificar o tipo de financiamento das campanhas e o fim da regra que veda coligações para as eleições proporcionais”, destacou.

Polarização

A polarização que se intensificou nos últimos dias tem sido criticadas por parlamentares do Centro, que afirmam ser prejudicial à democracia do país. Porém, de acordo com Carlos Santiago, mesmo com esse tipo de polarização, comum em diversos sistemas políticos mundo afora, não deve ser um empecilho desde que haja a consolidação do estado democrático. 

“A polarização política no país não é um mal ou um defeito particular do sistema político nacional. Esse tipo de disputa dual aparece no mundo moderno em muitos países democráticos, como nos Estados Unidos da América (EUA) e também na Europa. Até 2022 a nuvem da política pode mudar. O mais importante é a consolidação da democracia e deixar para o eleitorado decidir quem é melhor para o país, sem interferência da Justiça ou da Polícia”, finalizou o especialista.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: