Os 11 pacientes com Covid-19 que foram transferidos para Florianópolis, em Santa Catarina, desembarcaram na cidade na madrugada deste domingo (31) para dar continuidade ao tratamento nos hospitais da capital. Oito deles foram encaminhados ao Hospital Nereu Ramos, e três ao Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago.
Os pacientes são 6 homens e 4 mulheres, entre 33 e 55 anos, e não precisam de tratamento intensivo no momento, informou o governo de Santa Catarina. Atualmente, o estado de Santa Catarina possui 73,9% de ocupação de leitos de UTI. O Hospital Universitário tinha 85,19% na noite do sábado, com apenas 4 leitos de UTI disponíveis.
O governo de Santa Catarina foi um dos que ofereceu leitos para os pacientes do Amazonas em meio ao colapso na saúde, falta de leitos e oxigênio no Estado. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde, Ministério da Defesa, SES e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC)..
O jato da Força Aérea Brasileira chegou por volta das 2h30 na Báse Aérea, onde havia 11 ambulâncias aguardando os pacientes.
Fonte: Portal do Holanda