Amazonas Brasil

265 aldeias indígenas vão receber vacinas contra Covid-19 no AM

Doses começarão a ser distribuída por aeronave a 21 municípios do estado e, a partir daí, serão levadas a outras cidades com acesso pelos rios.

A vacina contra a Covid-19 será distribuída para 265 aldeias indígenas em 16 municípios do Amazonas, comunicada a Secretaria da Saúde. De acordo com o coordenador do Dsei, embarcações de grande porte serão as bases para as lanchas rápidas levarem as equipes e as vacinas a todas as aldeias.

O coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (Dsei), Januário Neto, afirmou que a população de indígenas no estado é de 30.240 e, em um primeiro momento, 15.300 serão vacinados. A primeira pessoa a receber a vacina no Amazonas foi justamente uma indígena, a enfermeira Vanda Ortega. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a Manaus na noite de segunda-feira, com 256 mil doses da CoronaVac.

Vacinação no interior

De acordo com o governo do estado, primeiramente, as doses serão levadas a21 municípios do Amazonas que podem receber os lotes por meio de aeronaves. Em seguida, ainda nesta terça-feira, elas devem ser distribuídas para os demais municípios com acesso por rios.null

As doses serão entregues para as Secretarias Municipais de Saúde e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). As equipes de vacinação de cada município serão responsáveis pelos cronogramas e atendimentos para a população.

Para o trabalho, o governo do estado informou ainda que 495 salas de vacinas dos 62 municípios do Estado já estarão abertas a partir desta terça-feira.

Campanha de Vacinação

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação foi iniciado na segunda (18). Para a primeira fase de vacinação, serão contemplados os trabalhadores da saúde, população indígena aldeada maior de 18 anos e idosos acima de 60 anos vivendo em asilos, além de idosos acima de 75 anos receberão a vacina.

O estoque de vacina atual entregue ao Amazonas pelo Ministério da Saúde (MS) na segunda (18) é suficiente para aplicar a primeira e a segunda dose em 128 mil pessoas dos grupos prioritários, conforme o governo. A segunda dose ficará disponível após 28 dias.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: