Amazonas Brasil Mundo

Questões geográficas levaram ‘cenário de guerra e caos’ a Manaus, diz prefeito

Para David Almeida, isolamento causado por disputas ‘internacionais, nacionais e ambientalistas’ causaram tragédia na capital amazonense

Por André Siqueira

O prefeito de Manaus, David Almeida, considera que o isolamento do Amazonas foi um dos fatores responsáveis pelo cenário de “guerra e caos” na saúde pública da capital. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta segunda-feira, 18, o prefeito negou que exista um colapso na rede municipal e enumerou os motivos que impulsionaram a situação caótica. “O mundo todo está vendo com perplexidade, isso não aconteceria em nenhuma cidade do Brasil. Estamos há cinco dias esperando chegar o oxigênio, mas não chega porque o isolamento que Manaus tem, em função de não termos uma estrada, faz com que passemos uma dificuldade. Somos os maiores preservadores do mundo e somos punidos com o isolamento fruto de lobbies internacionais, nacionais ambientalistas, que não se justificam por termos a nossa floresta preservada, que causou esse alvoroço, essa tragédia. Faltou planejamento, faltou antecipar o problema assim como a prefeitura se antecipou”, relatou.

O estado do Amazonas enfrenta o colapso do sistema de saúde por conta do aumento do número de casos de coronavírus e sofre com cemitérios lotados e falta de leitos e oxigênio nas unidades hospitalares. Na tarde desta quinta-feira, 14, o governador Wilson Lima (PSC) e membros do comitê de enfrentamento à Covid-19 anunciaram um decreto que proíbe a circulação de pessoas na capital, Manaus, entre 19h e 6h, como forma de conter o contágio. Em nota, o Ministério da Saúde afirma que providenciou o envio de 131 ventiladores pulmonares para o Amazonas e o recrutamento de 500 profissionais de saúde.null

Entre as medidas anunciadas pelo governador Wilson Lima estão a suspensão do transporte coletivo de passageiros, o fechamento de todas as atividades não essenciais entre 19h e 6h e a permissão de circulação de pessoas que atuam em áreas estratégicas, como saúde, segurança pública e imprensa. O governo estadual também está atuando para garantir a transferência de pacientes para outros estados, entre eles, Goiás e Piauí. Na coletiva desta quinta-feira, 14, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, coronel Luiz Otávio Franco Duarte, afirmou que o consumo diário de oxigênio no estado é de 76.500 metros cúbicos, enquanto a produção da empresa responsável pelo fornecimento é de 28.200 metros cúbicos. Há, portanto, um déficit diário de quase 50.000 metros cúbicos. Franco Duarte afirmou que, diante do cenário, está sendo criada a Operação Oxigênio para amparar o estado.

Jovem Pan teve acesso a vídeos e áudios de profissionais de saúde que relatam falta de oxigênio e a necessidade de realizar ventilação manual de pacientes internados. Em um deles, um médico do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), de Manaus, afirma que não há cilindros de oxigênio no local e todos os pacientes estão sendo “ambuzados”, isto é, recebendo oxigenação de forma manual. “Pessoal, é o seguinte: o Getúlio Vargas está sem oxigênio e nós estamos com todos os pacientes sendo ambuzados. Se alguém puder ajudar a fazer o revezamento para ambuzar o pessoal, no CTI, no quinto andar, por favor. Estamos necessitando. Estamos com o Corpo de Bombeiros aqui no sexto andar, mas eles se recusam a fazer qualquer coisa, porque eles não recebem ordens de ninguém no Getúlio Vargas. A situação é essa. É crítica. Vamos lutar. Quem puder ajudar, vamos ajudar”, diz um funcionário, que pediu para ter sua identidade preservada, em uma mensagem de voz. Em outro vídeo, funcionários da policlínica Doutor José Lins, no bairro da Redenção, na capital, pede cilindros de oxigênios para socorrer pacientes internados.

Fonte: Joven Pan

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: