FMC – Segundo informações do Conselho Tutelar do Município de Maués, a 258 quilômetros da grande Manaus, o primeiro registro de risco de vida das crianças foi no dia 06 de dezembro de 2022, onde o pai sob efeito de álcool estava com um dos pequenos nas proximidades do bairro Ramalho Júnior na zona norte da cidade.
De acordo com o Conselho Tutelar, a conselheira Luiza Souza acionou o veículo do Órgão para a condução do genitor e a criança até a residência da família.
Em seguida o Conselho localizou a mãe, ficando as crianças sob os cuidados da genitora durante o período do final do ano passado.
E nesta quarta-feira 11, o Conselho Tutelar foi acionado novamente, informado que a mãe havia abandonado as duas crianças no bairro Santa Luzia zona leste da cidade. O órgão procurou a Avó das crianças que alegou que por motivo de viagem até a Cidade de Itacoatiara, estava impossibilitada de ficar com os próprios netos.
O Conselho acionou a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, que acolheu as crianças no abrigo onde receberão apoio e proteção. O Conselheiro Vaderval Moreira informou a nossa reportagem que o Caso foi encaminhado para o Juizado da Infância e Juventude da Comarca do Município, para tomar providências sobre a situação dos menores.