DPE/AMAZONAS

Exposição “Faces do Nascer”, da Defensoria, vai passar pelos shoppings de Manaus

Evento traz relatos reais de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica e visa levar educação em direitos à população

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Comitê de Enfrentamento à Violência Obstétrica, lançou a exposição “Faces do Nascer”, com o objetivo de sensibilizar a população acerca dos direitos da mulher na assistência obstétrica, como por exemplo, o direito ao acompanhante durante todo o processo do parto.   De 1 a 12 de dezembro, a obra estará aberta à visitação no piso L3 do Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste, próximo à praça de alimentação.

Antes de chegar ao Ponta Negra, a exposição passou pelo Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul. “A nossa ideia é fazer com que esse trabalho passe por todas as zonas da capital, porque é importante que as pessoas saibam sobre o que é esse tipo de violência e como busca ajudar”, destacou a defensora pública Caroline Souza, que é uma das coordenadoras do Comitê e uma das idealizadoras do projeto.

O defensor público geral, Ricardo Paiva, conferiu a exposição e elogiou o projeto, que traz um tema sensível e muitas vezes invisibilizado. “Dar visibilidade a um assunto como esse é muito importante. Existem pessoas que não têm noção de que ter determinadas condutas na hora do parto podem estar erradas e que elas podem procurar a Defensoria, em busca dos seus direitos. Então, a nossa proposta é combater a violência contra a mulher e combater, por sua vez, a violência obstétrica”, disse.

O lançamento da exposição se dá durante a campanha nacional dos “21 dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres” e traz relatos reais de mulheres que passaram desde situações de constrangimentos a agressões físicas no momento da sublime da vida: a hora de dar à luz.

“Além de garantir acesso à justiça para muitas vítimas ou familiares de vítimas desse tipo de violência, o papel da Defensoria e do comitê é, sobretudo, levar informação e educação em direitos para quem precisa. Para que essas pessoas saibam que possuem direitos e que eles devem ser respeitados, sempre”, afirmou a defensora Suelen Paes, que também coordena o comitê.

A secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, também elogiou a iniciativa, destacando que a parceria entre as instituições públicas e privadas são necessárias para avançar no combate à violência contra a mulher e garantir atendimento humanizado.

“Esse tema precisa ser mostrado, para que possamos avançar no combate à violência obstétrica. E as parcerias vêm para somar, para educar e trazer informações às mulheres, para que elas possam procurar seus direitos e para que, juntos, possamos encontrar as melhores soluções e ofertar assistência com respeito à nossa população”.

Além dos shoppings Manauara e Ponta Negra, outros centros de compras também devem receber a exposição até março de 2023.

Ficha técnica

A exposição “Faces do Nascer” é uma produção idealizada pelas defensoras públicas Caroline Souza e Suelen Paes, e da Diretoria de Comunicação da DPE-AM, com imagens assinadas pelo fotógrafo Evandro Seixas, design gráfico de Paulo Maciel e texto da jornalista Kelly Melo.   

Texto: Kelly Melo
Fotos: Evandro Seixas – DPE/AM

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: