DPE/AMAZONAS

Defensoria apura interrupção no abastecimento de água em Manicoré no Am

O objetivo é diminuir os danos causados a população e melhorar o serviço prestado

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou no último dia 04 de outubro, um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) contra a concessionária Sistema de Abastecimento de Água (SISÁGUA), para apurar possíveis irregularidades no sistema de abastecimento de água em Manicoré.

Antes do procedimento, no dia 09 de setembro de 2022, a DPE-AM emitiu um oficio logo após tomar conhecimento de que o município estava sofrendo interrupções sistemáticas e preestabelecidas no fornecimento de água, possivelmente ligadas a reforma, perfuração e construção de poços do município.

Em resposta ao Padac, no último dia 21 de outubro, a concessionária confirmou a interrupção diária no período de 12h às 14h e informou que por conta de adversidades da natureza, como período de vazante dos rios e aumento no consumo – comum no período do verão – essa parada é necessária para recuperação do volume de água do reservatório e que não há como realizar um plano de contingência, considerando que são causas naturais.

Para o defensor público Ícaro Oliveira Avelar, a resposta da concessionária é um reconhecimento da violação do princípio da continuidade do serviço público. “A Siságua é uma concessionária de serviço público e deve prestar o serviço de forma adequada e contínua. Portanto, a justificativa de falha no serviço por questões naturais não pode ser aceita”.

Para regularizar a situação e evitar mais danos a população, o defensor explica que novas medidas serão adotadas para melhorar a qualidade do serviço prestado. “Nós vamos encaminhar um novo oficio para a concessionária para que nos enviem respostas mais precisas sobre o caso, assim como também encaminharemos ofícios para demais órgãos responsáveis, notadamente com o fito de verificar a possibilidade de um acordo ou, não sendo possível, subsidiar eventual ajuizamento de uma Ação Civil Pública (ACP)”, completou o defensor.

Texto: Rayssa Coutinho
Foto: Evandro Seixas/ DPE-AM

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: