DPE/AMAZONAS

Defensoria inaugura unidade em Rio Preto da Eva no Am

Espaço é fruto de parceria com a Prefeitura do município e vai contar com atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou mais uma sede no interior do Estado. Rio Preto da Eva é a terceira cidade da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e a 14ª do estado a contar com uma unidade da DPE-AM. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira (17).

A unidade fica localizada na rua Governador Pimenta Bueno, S/N, no Centro do município e contou com a presença do defensor público geral, Ricardo Paiva, do prefeito Anderson Sousa, e outras autoridades.

Segundo o defensor público geral, Ricardo Paiva, a nova unidade é estratégica para a instituição e foi possível mediante uma parceria firmada com a Prefeitura da cidade, que cedeu o espaço e servidores.

“Toda vez que a Defensoria inaugura uma unidade ou polo no interior é a garantia de que o acesso à Justiça está chegando à população mais carente. E aqui tem um sabor especial para mim porque eu fui defensor de Rio Preto. Aqui vamos ter a prestação de serviço em um formato um pouco diferente, por meio de uma parceria com o município, e é um sonho que se torna realidade, pois vamos fortalecer o nosso atendimento e chegar para quem realmente necessita”, afirmou.

A DPE-AM em Rio Preto da Eva possui um amplo espaço para ofertar assistência jurídica integral, gratuita e humanizada à população. O local tem sala para o defensor, sala de atendimento, sala de audiência e copa, sendo um local confortável, climatizado e equipado com internet de qualidade. O atendimento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O defensor público Helom Nunes é o titular da unidade.

“A Defensoria tem conexão com o povo e essa conexão se dá pessoalmente, até porque é nesse relacionamento interpessoal que a gente consegue ver e compreender a realidade de uma determinada comunidade. O atendimento virtual tem sua importância, mas ele nunca vai substituir o presencial que é o que prefere, sempre, a nossa instituição”, destacou ele.

“Aqui temos um espaço agradável e interessante para o atendimento da população, com salas que abarcam até 10 pessoas, por exemplo. A Defensoria chega numa condição muito boa e mostra que veio para ficar”, disse Ricardo Paiva.

Concurso público

Além de Helom Nunes, a equipe da nova unidade conta ainda com quatro servidores cedidos pelo município, dois servidores de Manaus e um estagiário de pós-graduação em Direito. Até o final do ano, a nova sede também contará com servidores efetivos, mediante a realização do concurso público, previsto para novembro.

Após o encerramento da solenidade, as autoridades presentes como o procurador-geral de Justiça, Alberto Nascimento Júnior, o controlador geral do Estado, Otávio Gomes, e a deputada estadual Alessandra Campelo puderam conhecer o espaço destinado aos serviços da Defensoria.

Expansão

Com a inauguração da sede em Rio Preto da Eva, a DPE-AM chega a 51 municípios do interior, com seus 11 polos e três novas sedes na Região Metropolitana de Manaus. O projeto de interiorização prevê ainda a inauguração de outras quatro sedes nos municípios de Iranduba (ainda neste ano), Autazes, Careiro da Várzea e Manaquiri, além do Polo do Juruá, com sede em Eirunepé. Ambas devem ocorrer em 2023.

“O nosso próximo passo é chegar em Iranduba e, assim, estabelecer a Defensoria na Região Metropolitana com defensores, servidores e estrutura própria. Esta é a prova de que a Defensoria veio pra ficar e assim ficamos muito próximos de concretizar o que diz a emenda constitucional 80 sobre ter um defensor em cada comarca”, reforçou Ricardo Paiva.

Texto: Kelly Melo
Fotos: Evandro Seixas – DPE/AM
IMAGENS EM ALTA: https://bit.ly/3SdqHzbRIOPRETO

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: