Amazonas Cultura

Caprichoso é campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins

Em todas as noites, o azul e branco levou para o bumbódromo alegorias gigantes e encerrou o festival fazendo uma grande festa na arena

Da portal emtempo.com, texto Mara Magalhães.

Com o tema, “Amazônia: Nossa Luta em Poesia”, o boi Caprichoso é o campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (27).

Na primeira noite, o touro negro levou para a arena a noite A “Amazônia-Floresta: o grito da vida”, onde a poesia amazônica tornou-se manifesto, onde vida e imaginário formou um corpo uno, um corpo-floresta, uma gente-Caprichoso, unidos em defesa do seu território, sua morada, seu lar. É a luta dos seres-floresta.

Na segunda-noite, com a “Amazônia-Aldeia: o brado do povo”, o Caprichoso apresentou as lutas constantes dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia. Resistir é reexistir.

Na poesia, o bumbá foi levante, manifesto, e festança Multicultural, retratando que resistência também é tradição. E tradição é herança, como as brincadeiras de boi no Brasil, que unificam um país trabalhador e rico em suas manifestações, onde o sorriso vai além de simbolizar o existir.

Já na terceira e última noite, o touro negro entrou na arena com o subtema “Amazônia-Festeira: o clamor da cura” e mostrou as raízes identitárias do Boi Caprichoso, mitos fundadores, desde Roque Cid – o primeiro – passando pelos “donos” do Boi, aqueles que botavam o brinquedo junino nas ruas de Parintins.

A apresentação foi marcada pela homenagem a Arlindo Júnior, que “sobrevoou” como um anjo. Uma estrutura gigante representava o eterno Pop da Selva.

Em todas as noites, o azul e branco levou para o bumbódromo alegorias gigantes e encerrou o festival fazendo uma grande festa na arena como se já estivesse comemorando o título.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: