Amazonas Cidade Educação Maués Meio Ambiente

Em Maués, Ipaam desenvolve treinamento de licenciamento ambiental para técnicos municipais

Cerca de 16 participantes recebem orientações sobre regularização ambiental de piscicultura

MAUÉS/AM – Está em andamento, até sexta-feira (18/03), um treinamento desenvolvido pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Controle de Pesca (GECP) voltado a técnicos municipais de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) que trabalham junto ao licenciamento ambiental na região. A equipe do Ipaam iniciou a capacitação na segunda-feira (14/03), no Centro de Tecnologia e Robótica de Maués.

O curso está sendo ministrado pelo engenheiro de pesca, Carlos André Silva, e pela bióloga Alice Mestrinho, analistas ambientais da GECP. As aulas contam com 16 participantes, sendo eles técnicos das Secretarias Municipais de Fomento, Produção e Abastecimento (Sepror), de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema), Coordenadoria de Defesa Civil (Condec/Segov), Instituto de Terras de Maués (InterMaués), Colônia de Pescadores Z-16, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam) e Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa).

A capacitação abrange a temática do Georreferenciamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR) aplicado à Regularização Ambiental de Piscicultura, atividade sujeita a obrigatoriedade do licenciamento. Os profissionais estão sendo treinados para ampliar as técnicas de macrozoneamento (mapeamento e descrição das áreas utilizadas) e cadastros rurais, pois fazem parte das etapas requeridas até a concessão de regularização para a atividade.

Segundo Carlos André, o objetivo do treinamento é facilitar e minimizar a problemática enfrentada com a regularização fundiária e zoneamento de atividades agropecuárias e pesqueira (Piscicultura), conforme as demandas recebidas pelos técnicos municipais, além de aperfeiçoar o trabalho em andamento das regularizações ambientais de Maués que chegam até o Ipaam.

“A expectativa é um melhor desempenho na elaboração correta do CAR e mapeamento, atendendo adequadamente os requisitos exigidos pelo Ipaam. Prestaremos assistência técnica, ainda, aos produtores e agricultores familiares da região e pretendemos regularizar aquicultores que estejam exercendo a atividade ou interessados em desenvolver”, complementou André.

Na última semana, Ipaam realizou vistorias e fiscalizações em empreendimentos
de piscicultura e beneficiamento de pescado em Maués.FOTOS: Prefeitura de Maués

Ipaam em Maués

Treinamento oferecido pelo Ipaam acontece no Centro de Tecnologia e
Robótica de Maués ocorre até sexta-feira (18/03). FOTOS: Prefeitura de Maués

Na última semana, a cidade também recebeu equipes da GECP, juntamente da Gerência de Licenciamento Industrial (Geli) do Instituto para ações de vistoria.

Uma indústria de beneficiamento de pescado foi averiguada para renovação da licença ambiental de operação, e funcionários do empreendimento receberam orientações acerca da elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais. Foi realizada ainda fiscalização em um empreendimento de piscicultura da região.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: