Amazonas Economia

Guerra na Ucrânia acelera Transição Energética: produção de gás natural do AM pode crescer

A invasão da Ucrânia pela Russia além de todos os transtornos e perigos,  deu início a um grande dilema mundial: sair da dependência energética do petróleo e do gás, neste caso o gás que vem da Russia. O momento pode forçar a chamada Transição Energética e lavancar um setor promissor no Amazonas.

Do @portalmarcelarosa

E como toda má noticia precede uma boa, a eceleração desta transição, vai, segundo os especialistas,  incrementar investimentos na geração “verde” de energia: fontes como solar e aeólica devem ser incentivadas com mais rapidez pelos países industrializados. Especialmente, os países que até poucos dias dependiam do gás russo. Estes devem se mexer rapidamente para encontrar alternativas de geração energética.

Já o Brasil….o páis tem uma matriz elétrica com 83% de fontes renováveis. Mas na nossa Amazônia brasileira, o parque gerador é altamente poluente. 90% de toda a energia produzida vem de termoelétricas movidas a óleo diesel, grande emissor de CO2.

A situação, no entanto, e até por causa do guerra, pode começar a mudar. Na verdade, desde o ano passado, por conta da pandemia e das alterações no consumo, já houve um crescimento na produção de gás no Brasil. Em 2021, o Brasil produziu um volume recorde de gás natural com aumento de 5% sobre a produção de 2020, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Já a produção de petróleo teve queda de 1,18% em relação a 2020.

Vale lembrar que o Amazonas pode ainda vir a ser o maior produtor de gás natural do Brasil.

Urucu

Em 1986, a Petrobras descobriu petróleo em quantidades comerciais na área do Rio Urucu, na Bacia do Solimões. Geologicamente, a área está inserida na bacia sedimentar do Rio Solimões que se estende por cerca de 600.000 Km2 no Amazonas, dos quais 450.000 Km2 são prospectáveis. São mais de 90 poços perfurados em Urucu.

Diariamente são retirados de Urucu 11 milhões de metros cúbicos de gás natural e 54 mil barris de petróleo. Esse volume de produção faz do Amazonas o terceiro maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari, o maior produtor terrestre de gás natural.

Em Urucu, existem 740 quilômetros de dutos – dos quais 600 km são terrestres e outros 140 km submersos. Em fevereiro de 2012, a Petrobras anunciou a descoberta de uma nova acumulação de petróleo e gás na Bacia do Solimões. A mais de 3 mil metros, os testes indicaram capacidade de 1.400 barris de óleo de boa qualidade e 45 mil metros cúbicos de gás por dia.

Bacia do Azulão

Em 2021, a Eneva começou a produção de gás natural no campo de Azulão, na Bacia do Amazonas. É o primeiro projeto a entrar em operação na região. A empresa comprou o campo de Azulão da Petrobras em novembro de 2017 por US$ 54,5 milhões. A área foi descoberta em 1999 e declarada comercial em 2004, mas até sua venda – 13 anos depois – não foi colocada em operação pela estatal, que chegou a estudar diversos modelos de produção para o projeto.

O estado do Amazonas é um grande produtor de petróleo e gás natural, em terra, mas na Bacia do Solimões, onde há infraestrutura para movimentação e processamento de óleo e gás, e escoamento para Manaus. O gás natural do campo de Azulão será liquefeito e transportado por carretas para Boa Vista, capital de Roraima.

A energia servirá para atender Roraima, onde está localizada a usina, único estado do país ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN) de transmissão de energia. Depende, portanto, da geração local.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: