Maués – TERRA DO GUARANÁ à 267 Km de Manaus
MAUÉS/AM – Esse é resultado de emenda parlamentar do Deputado Federal Sidney Leite e o empenho do prefeito Júnior Leite para concretizar a obra, acontece nesta segunda-feira 28 de fevereiro a inauguração do Liceu de Artes do Município de Maués (à 267 km da grande Manaus), atenderá um total de 1.100 alunos em cursos fixos e gratuitos em Dança, Teatro, Música, Piano, Teclados, Percussão, instrumentos de Sopro, Violão, Guitarra, Artes Plásticas e Visuais, dentre outros.
Coordenado pela Prefeitura Municipal de Maués, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Liceu tem por finalidade desenvolver, explorar e aperfeiçoar o talento de crianças, jovens e adultos da Velha Mundurukânia. O Liceu de Artes de Maués é o segundo construído no Estado do Amazonas, depois de Manaus, e único mantido com os recursos próprios do Município.
“Nossos agradecimentos ao Deputado e meu amigo Sidney Leite autor da Emenda Parlamentar que viabilizou recursos financeiros para a construção e aquisição de equipamentos do Liceu e ao nosso Prefeito Júnior Leite pela execução da obra e pelo comprometimento para com o povo de Maués“, destacou Deny Dorzani Martins – Secretário de Cultura de Maués.
Acompanhe a matéria divulgada pelo Folha de Maués: https://fb.watch/bs-mN09Krt/
Qual a importância do Liceu de Artes para o povo Maueense?
Desenho, dança, teatro, música, pintura e outras formas de expressão são consideradas por muitos como atividades recreativas e de pouca importância. No entanto, a arte e a cultura na educação infantil são disciplinas fundamentais, pois contribuem para o desenvolvimento integral de crianças, jovens e até mesmo adultos!
A arte é uma leitura e atuação crítica no mundo, autoconhecimento, exteriorização das emoções, criatividade, sensibilidade, empatia, autonomia e reconhecimento das diferenças são algumas habilidades — denominadas como socioemocionais — que são fortemente estimuladas por essas práticas.






Acompanhe a parte 2 da matéria: https://fb.watch/bt0uqdTXGn/
Sabemos que o conhecimento racional ainda é sobrevalorizado — em detrimento de outros tipos de saber. A questão que surge é que, na experiência humana, as esferas física, mental e afetiva não atuam separadamente.
Isso significa que não há como alcançar um aprendizado efetivo se não for dada a devida atenção às diferentes formas de a criança vivenciar, perceber e conhecer o mundo. Para que as coisas façam sentido, os pequenos precisam estabelecer conexões externas e internas, e é exatamente nesse ponto que o ensino das artes se mostra relevante.
Acompanhe a parte 3 da matéria: https://fb.watch/bt19QwqvgX/
Valorizar os filhos do Município de Maués como fazedores de sua própria história e identidade cultural é um dever social e agora tal ação será consagrada com o Liceu de Artes na Terra do Guaraná. E com a concretização dessa obra será possível mostrar que há talentos escondidos e outros que precisam ser incentivados, visto que muitos artistas ainda trabalham despercebidos, não apenas isso, como também dar espaço para artistas da região que corresponde o Estado do Amazonas.
Fotos: Mateus Cardoso – FMC