Forças armadas russas conquistaram o controle da planta nuclear de Chernobyl, próximo à cidade fantasma de Pripyat
Da Redação com R7 / portald24@diarioam.com
Ucrânia – O conselheiro do gabinete presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse nesta quinta-feira (24) que as forças armadas russas assumiram o controle da planta nuclear de Chernobyl, próximo à cidade fantasma de Pripyat.
Podolyak não soube informar se a instalação, repleta de material radioativo, é segura após confronto entre militares russos e ucranianos. O conselheiro também classificou a ação da Rússia como “completamente sem sentido”.
“É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos”, disse Podolyak
Horas antes, Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia, disse que os soldados do país defenderiam a usina com “suas vidas”.
As forças de ocupação russas estão tentando capturar Chernobyl. Nossos defensores estão dando suas vidas para que a tragédia de 1986 não se repita. “Esta é uma declaração de guerra contra toda a Europa”, escreveu Zelensky. Chernobyl que está localizada a 120 km de Kiev, capital da ucraniana.
O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia emitiu um comunicado dizendo que o ataque russo “pode causar outro desastres ecológico”, igual ao que aconteceu em abril de 1986, quando parte da Europa foi contaminada após a explosão do quarto reator da central de Chernobyl.