O benefício, pago proporcionalmente aos meses trabalhados, pode chegar a até um salário mínimo. Para poder receber, o cidadão precisa ter trabalhado, ao menos, 30 dias com carteira, em 2020
Do portal @diarioam.com
O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Integração Social de 2022 começa a ser realizado pela Caixa Econômica Federal a partir desta terça-feira (8) para nascidos em janeiro. Já o Banco do Brasil (BB) é responsável pelo pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Assim como foi feito com o auxílio emergencial, o calendário de disponibilização de valores será escalonado.
O benefício, pago proporcionalmente aos meses trabalhados, pode chegar a até um salário mínimo, R$ 1.212. Para poder receber, o cidadão precisa ter trabalhado, ao menos, 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, que, neste caso, é 2020.
São inscritos no Pasep os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).
O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há?5 anos ou mais, que tiveram seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial. Têm direito quem recebeu a média de até dois salários mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado no mínimo 30 dias no ano.
Os valores serão disponibilizados até o dia 31 de março deste ano e poderão ser resgatados até dezembro de 2022.
Para os beneficiários com nascimento entre janeiro e junho, basta consultar pelo Caixa Tem, além do Caixa ao Cidadão, por meio do telefone 0800 726 0207, ou abrir o site Meu INSS, com acesso aos dados trabalhistas e previdenciários. O login no portal é feito por meio de credenciais do gov.br.