Amazonas saúde

Projeto no Amazonas desenvolve café de açaí sem cafeína e glúten

Café a partir de caroços do açaí. Chamado de “Cafessai da Amazônia”, o produto é ideal para pessoas que buscam uma alimentação saudável com zero cafeína e glúten, além de ser rico em nutrientes. O Cafessai é resultado de pesquisa financiada pela Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas) em parceria com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Do portal @amazonasatual.com

A ideia foi pensada para evitar o desperdício de caroços de açaí e na possibilidade de desenvolvimento sustentável que o produto poderia trazer para a região. O item é elaborado numa produção artesanal, com sementes de açaí torradas e moídas, com sabor e aspecto similares ao café.

Segundo a coordenadora do projeto, a empreendedora Angela Maria Rocha, o caroço do açaí é rico em cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco, além de apresentar baixo valor calórico, podendo ser consumido quente ou gelado.

“Nosso objetivo é apresentar ao público nacional e estrangeiro um produto natural, proporcionando satisfação nas diferentes formas sensoriais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, através de práticas ecologicamente corretas e economicamente viáveis. O café de açaí veio para valorizar esses resíduos, possibilitando destinação mais adequada, melhorando a economia da região e transferindo renda extra aos produtores e batedores de açaí”, disse.

café
O produto é encontrado em empórios de Manaus e comercializado online (Foto: Arquivo Pessoal/ Angela Maria Rocha)

O produto já pode ser encontrado em diversos empórios de Manaus, além de ser comercializado em sites parceiros para todo o Brasil, e exportado para outros países.

A empreendedora afirma que, para atrair o mercado, a empresa também está em busca da certificação orgânica, com meta de firmar parcerias.

Centelha 2

O projeto recebeu financiamento do programa Centelha 2. A iniciativa busca fomentar ideias inovadoras no Amazonas e recebe inscrições on-line e gratuitas até 16 de março, por meio do site aqui. O edital apoiará 50 propostas de inovação com até R$ 60 mil, por projeto, para a geração de empresas de base tecnológicas, além de ofertar Bolsas de Fomento Tecnológico Extensão Inovadora concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Confira o edital do Programa Centelha II Amazonas aqui.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: