Tecnologia

Confira 5 dicas para criar um plano de backup para nuvem eficaz

Existem algumas práticas recomendadas em backup para a nuvem que são benéficas para qualquer usuário

Do portal @diarioam.com

Manaus – O backup e a recuperação de dados são essenciais para qualquer um na era digital. O campo da ciência de dados desenvolveu novas tecnologias de backup e recuperação avançada, segura e fácil de usar nos últimos anos.

Para qualquer pessoa nova no mundo do backup e recuperação de dados, pode ser um desafio saber por onde começar, especialmente ao lidar com grandes quantidades de dados.

Existem algumas práticas recomendadas em backup para a nuvem que são benéficas para qualquer usuário. Neste artigo compartilharemos 5 dicas que fornecerão um ponto de partida para criar uma estratégia de proteção de dados personalizada para suas necessidades.

  1. Crie um calendário de backups
    Um dos primeiros passos para proteger seus dados contra perda é criar um plano ou agendamento para backups. A frequência é fundamental para uma programação de backup de qualidade.
    Criar backups de dados apenas uma ou duas vezes por ano aumenta o risco de perda de dados nos meses intermediários entre os backups. A frequência exata dependerá de circunstâncias individuais; especificamente a frequência com que novos dados estão sendo criados.

Depois de decidir sobre o período dos backups, considere qual é a melhor maneira de executá-los. Para backups mais frequentes, a automação pode ser uma boa ideia. Os backups automatizados evitam o risco de você esquecer de realizar o seu backup de rotina.

  1. Tenha um orçamento para segurança
    Um dos principais objetivos da criação de um plano de backup é proteger os dados contra ataques cibernéticos. Portanto, é importante garantir que os métodos de backup e recuperação usados sejam seguros.

Existem camadas para essa segurança também. Ao fazer backup de alguns de seus dados na nuvem, sua primeira linha de defesa é a segurança de seu provedor de armazenamento.

A próxima linha de defesa pode ser a criptografia nos arquivos ou documentos armazenados com esse provedor de nuvem.

As medidas de segurança variam de caso a caso. Uma regra geral, no entanto, é investir na melhor segurança possível. Você pode iniciar sua jornada de segurança com VPNs seguras e gratuitas para todos os casos.

A partir daí criptografe o envio de qualquer coisa particularmente sensível, apenas por precaução. A segurança cibernética é um investimento, mas o orçamento para isso pode ser a diferença entre recuperar dados e perdê-los.

  1. Varie os locais e a mídia de backup
    Uma das dicas mais comuns de backup e recuperação de dados é a regra 3-2-1. Essa estratégia de backup de dados sugere manter três backups de arquivos importantes com duas cópias em dois tipos de armazenamento distintos e uma cópia com backup externo.

A ideia por trás da abordagem 3-2-1 é construir resiliência por meio de redundância e variação. Mesmo que um hacker consiga acessar um disco rígido local de dados confidenciais, ele não poderá danificar a cópia externa isolada desses dados.

A nuvem pode ser ideal para o armazenamento de certo dados, enquanto unidades físicas podem ser melhores para outros. A chave é ter alguma medida de variação nos tipos de mídia de backup e onde eles são armazenados.

  1. Planeje o armazenamento de grandes volumes de dados
    Esta próxima dica é especialmente importante para indivíduos que fazem backup de grandes quantidades de dados.

O custo do armazenamento de dados na nuvem pode parecer intimidador, mas geralmente é melhor encará-lo de frente e considerar quanto armazenamento de dados será necessário a longo prazo.

Você pode começar usando apenas uma partição de armazenamento em nuvem e um servidor de backup menor. Tenha um plano em mente de como você expandirá seu espaço de armazenamento com o passar do tempo.

  1. Teste regularmente as medidas de backup e recuperação
    Um componente crucial de qualquer estratégia de backup e recuperação de dados é um cronograma para testar a estratégia. No caso de uma recuperação ser necessária, será extremamente útil para você saber como proceder.

Saber que as táticas de recuperação em vigor foram testadas recentemente também oferece alguma tranquilidade. Existem inúmeras maneiras de testar estratégias de backup e recuperação de dados.

Antes de executar uma simulação de teste, é uma boa ideia fazer backup dos dados e garantir que nenhum dado esteja realmente em risco de ser perdido, caso a estratégia de recuperação tenha pontos fracos.

Considerações finais
Por fim, essas práticas recomendadas para realizar um backup e recuperação de dados bem-sucedidos ajudarão você a começar sua jornada. O próximo passo é realizar uma pesquisa completa sobre suas necessidades de proteção de dados pessoais.

O objetivo é encontrar um equilíbrio entre orçamento e desempenho, onde você obtém o armazenamento de dados mais seguro possível com o melhor valor. Esperamos que este conteúdo tenha o ajudado e respondido as perguntas que buscava!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: