Amazonas Cidade Cultura Educação

Identidade mauesense e impactos ambientais são temas de Artigos Científicos do Professor da UFAC

Os artigos publicados representam a força do resgate da identidade do povo do Amazonas, especificamente do município de Maués

FMC – O professor Dr. Fortunato Martins Filho é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Mestre pela Universidade Federal do Acre – UFAC, é filho de Maués, município do interior do Estado do Amazonas à 267 km de Manaus. O Dr. Fortunato é um homem que muito contribuiu com pesquisas referente ao Amazonas, nas questões de identidade, turismo, cultura, mitos e meio ambiente. Suas pesquisas não param por aí, com o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa na linha do resgate memorial e histórica do Município de Maués, conhecida como A Terra do Guaraná, a proposta é de impulsionar o desenvolvimento científico no que tange os povos étnicos que constituíram com a formação do povo maueense.

Foto: Dr. Fortunato Martins Filho – imagem divulgação

Dois dos Artigos Científicos publicados do Dr. Fortunato dão ênfase ao Município de Maués, um sobre o turismo em Maués, de cujo evento – A Festa do Guaraná irá mostrar sua opinião sobre os impactos ambientais. Outro Artigo aborda o tema acerca da identidade do povo Mawé, mostrando através dos mitos, lentas e rituais religiosos a importância da formação cultural do povo Maueense.

Com isso, podemos dizer com esses Artigos que a lógica econômica e social dos povos amazônicos para evoluir econômica e socialmente, é poderosa. Assim como os numerosos grupos sociais que habitam a Amazônia desenvolvem um singular estilo de vida, transmitindo seus costumes e práticas culturais de geração em geração, sem, muitas vezes, haver um reconhecimento político de suas existências. Cada palavra, cada gesto, cada pedacinho dessa gente e de seus lugares, quase invisíveis, foram-se acumulando, revelando uma forma singular de vida que revela o irrevelável, que exprime o inexprimível.

Acompanhe na íntegra alguns dos Artigos já publicados em revistas especializadas:

Vivências e Experiências dos Moradores da Flona Macauã

O Artigo aborda sobre o processo do ressignificado cultural que acontece com os moradores da Floresta Nacional do Macauã, no Município de Sena Madureira/AC.

O MAWÉ, O GUARANÁ E O INVENTAR DA VIDA

O Artigo aborda o processo de construção da identidade Mawé, a partir da historicidade do território; dos símbolos; ritos, ligados à produção cultural do guaraná e suas formas de se relacionar e compreender o mundo.

TURISMO E IMPACTOS AMBIENTAIS: INTERVENÇÕES EM ÁREA DE PRAIA PARA A REALIZAÇÃO DA FESTA DO GUARANÁ

A pesquisa aborda os estudos relacionados a turismo e meio ambiente tem despertado significativo interesse por diversas áreas do mundo acadêmico.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: