Os artigos publicados representam a força do resgate da identidade do povo do Amazonas, especificamente do município de Maués
FMC – O professor Dr. Fortunato Martins Filho é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Mestre pela Universidade Federal do Acre – UFAC, é filho de Maués, município do interior do Estado do Amazonas à 267 km de Manaus. O Dr. Fortunato é um homem que muito contribuiu com pesquisas referente ao Amazonas, nas questões de identidade, turismo, cultura, mitos e meio ambiente. Suas pesquisas não param por aí, com o desenvolvimento de vários projetos de pesquisa na linha do resgate memorial e histórica do Município de Maués, conhecida como A Terra do Guaraná, a proposta é de impulsionar o desenvolvimento científico no que tange os povos étnicos que constituíram com a formação do povo maueense.

Dois dos Artigos Científicos publicados do Dr. Fortunato dão ênfase ao Município de Maués, um sobre o turismo em Maués, de cujo evento – A Festa do Guaraná irá mostrar sua opinião sobre os impactos ambientais. Outro Artigo aborda o tema acerca da identidade do povo Mawé, mostrando através dos mitos, lentas e rituais religiosos a importância da formação cultural do povo Maueense.
Com isso, podemos dizer com esses Artigos que a lógica econômica e social dos povos amazônicos para evoluir econômica e socialmente, é poderosa. Assim como os numerosos grupos sociais que habitam a Amazônia desenvolvem um singular estilo de vida, transmitindo seus costumes e práticas culturais de geração em geração, sem, muitas vezes, haver um reconhecimento político de suas existências. Cada palavra, cada gesto, cada pedacinho dessa gente e de seus lugares, quase invisíveis, foram-se acumulando, revelando uma forma singular de vida que revela o irrevelável, que exprime o inexprimível.
Acompanhe na íntegra alguns dos Artigos já publicados em revistas especializadas:
Vivências e Experiências dos Moradores da Flona Macauã
O Artigo aborda sobre o processo do ressignificado cultural que acontece com os moradores da Floresta Nacional do Macauã, no Município de Sena Madureira/AC.
O MAWÉ, O GUARANÁ E O INVENTAR DA VIDA
O Artigo aborda o processo de construção da identidade Mawé, a partir da historicidade do território; dos símbolos; ritos, ligados à produção cultural do guaraná e suas formas de se relacionar e compreender o mundo.
TURISMO E IMPACTOS AMBIENTAIS: INTERVENÇÕES EM ÁREA DE PRAIA PARA A REALIZAÇÃO DA FESTA DO GUARANÁ
A pesquisa aborda os estudos relacionados a turismo e meio ambiente tem despertado significativo interesse por diversas áreas do mundo acadêmico.