Os estudantes do ensino médio no Amazonas terão maior tempo de aula por dia nas escolas públicas a partir do ano letivo de 2022. Passarão de 4 para 5 horas de aula diárias. Por ano, o tempo em sala passará de 800 horas para 1 mil horas.
Por Iolanda Ventura do portal @amazonasatual.com
MANAUS – A mudança consta na Lei Federal nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e será implantada na 1ª série do ensino médio neste ano. As alterações foram anunciadas na manhã desta quarta-feira.
Segundo Lúcia Andrade, coordenadora de ensino médio da Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas), serão seis tempos de aula em quatro dias da semana. Em um dos dias haverá um sétimo tempo. Todos de 40 minutos.
O novo ensino médio será implementado em duas partes: a Formação Geral Básica e o Itinerário Formativo. Na FGB os alunos terão as disciplinas normais, mas acrescidas de conteúdo tecnológico. É a matemática e suas tecnologias; linguagens e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.
No Itinerário Formativo será oferecido núcleos de estudos, oficinas, eventos, atividades para complementar e ampliar o aprendizado. Há possibilidade de cursos técnicos complementares, mas será decidido posteriormente.
A formação interativa será submetida à consulta à comunidade escolar e deverá ser implantada somente em 2023. A nova base do ensino médio será incorporada gradativamente. Este ano, começa pela 1ª série. Em 2023, será a 2ª série e, em 2024; a terceira.
A formação técnica vai depender da necessidade de alunos e professores e da capacidade da rede pública.
(Colaborou Murilo Rodrigues)