Entre as principais ações, estão os serviços de drenagens profunda, desobstruções de bueiros e assoreamento de igarapés e galerias
Do portal @diarioam.com
Manaus – Um pacote de ações para combater os danos causados pelo inverno amazônico e a possível cheia histórica do Rio Negro deste ano foi anunciado hoje em Manaus. As medidas serão realizadas pela Prefeitura de Manaus em diferentes pontos da cidade, para garantir a qualidade de vida da população manauara. Entre as principais ações, estão os serviços de drenagens profunda, desobstruções de bueiros entupidos e assoreamento de igarapés e galerias.
“Hoje, iniciamos um pacote de ações na cidade de Manaus. Ela vai ser contínua com a desobstrução de bueiros e galerias, já nos preparando para aquilo que se avizinha ser uma grande enchente. Estamos há mais de 2 metros de diferença do mesmo período do ano passado, ano que foi registrado a maior cheia da história. Isso causa preocupação, por isso, vamos fazer uma ação com todas as secretarias, pois a intenção é minimizar ao máximo os efeitos dessa enchente para a população da cidade de Manaus”, informou David Almeida, prefeito de Manaus.
Atualmente, a Prefeitura de Manaus atua em 13 locais atingidos por erosões causadas por construções irregulares, sendo uma das mais graves localizada na avenida Desembargador João Machado, Alvorada, zona Centro-Oeste, e outra na rua 13 de Maio, localizada na Colônia Oliveira Machado, zona sul.
As ações envolvem também a implantação ou recuperação de drenagens profundas. De acordo com a Seminf, apenas em 2021, foram implantados cerca de 20 mil metros de tubulações de drenagens profundas e construção de novas linhas de drenagem, ampliação das redes com a inserção de tubos mais largos e a substituição de material comprometido.