Amazonas

A História do antigo Trapiche de pedra da orla de Maués

FMC – Uma construção antiga, parte localizada em frente da escadaria (em ruínas) do porto da igreja de Maués no centro, a qual poucos maueenses conhecem sua História. Estamos falando no trapiche construído de pedra-jacaré com quase um século de existência.

Nossa equipe de pesquisa do @folhademauéscomunicações esteve conversando com os ex-prefeitos e moradores antigos da cidade, e graças ao registro feito pelo ex-vereador Geraldo Magela Fonseca, o velho Trapiche de pedra foi construído pelo italiano Henrique Magnani que chegou em Maués da primeiras década de 1900, entre 1947-1948, com a finalidade servir de porto para a atracação das embarcações provenientes das cidades de Manaus (AM), Belém (PA) e outras localidades da região.

Geraldo Magela informou que possui cópia do projeto deste antigo trapiche de pedra conservado no seu arquivo pessoal. E postulou para que o Folha de Maués Comunicações solicitasse das autoridades do município que conservem esse patrimônio histórico que muito serviu a população da antiga Maués nas décadas de 40, 50, 60 e 70, bem antes da construção da rampa do porto da Língua da Princesa, construída na administração municipal de Antônio Negreiros de Almeida (Tonico).

Com isso, sabemos da importância acerca das pesquisas históricas, memórias e relatos deste importante município conhecido como a Terra do Guaraná, para saber o processo de identidade local que perpassam das construção antigas ainda existentes em Maués, Antiga Mundurukânia, porque revela um do passado vivo e principalmente das transformações urbanas que a sede municipal sofreu ao longo dos quase 200 anos de existência do município criado por Decreto da antiga Província do Pará datado de 1833.

Fotos: Alcinei Pimentel Carneiro – Folha de Maués Comunicações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: