Tecnologia

ITA Challenge: egressos da EST/ UEA conquistam prêmio por projeto de barco voador

Criada por egressos do curso de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Lucas Guimarães e Felipe Bortolete, a startup AeroRiver conquistou o segundo lugar no ITA Challenge 2021. Os alunos atualmente são doutorandos em Engenharia Mecânica Espacial no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), onde desenvolveram o projeto do barco voador que integrou a competição.

Do portal @uea.com

O concurso busca estimular o empreendedorismo dos alunos em trabalhos em equipe, aliando a teoria dos bancos escolares a prática em soluções criativas. Os pesquisadores são ex-integrantes do grupo de pesquisas do URUTAU Aerodesign, da EST/UEA.

Sobre o projeto – o Aerobarco VOLITAN pretende utilizar o “efeito solo” e deve transportar até 10 passageiros, além da velocidade de cruzeiro de 150 km/h, com seu casco desenvolvido em material compósito.

A expectativa é de que o projeto seja 50% mais econômico do que as aeronaves convencionais de transporte e elimine custos de infraestrutura de aeroportos e manutenção, operando exclusivamente na água, característica importante devido aos rios existentes na Região Amazônica.

Reconhecimento

O egresso da UEA, Lucas Guimarães, explica que a equipe já está trabalhando há cerca de um ano na aeronave e no momento atua na construção do protótipo em escala 1:6, que será utilizado para fazer ensaios em voo. Ele ressalta ainda a importância da participação na competição.

imagem: Divulgação

“A participação no ITA Challenge foi muito importante para a nossa empresa, pois durante a competição nós conseguimos evoluir muito o nosso plano de negócios e estruturamos bem a nossa startup. Porém, acredito que o mais importante mesmo tenha sido receber destaque pelo corpo de avaliadores do ITA, o que vai nos dar muita credibilidade para os próximos passos”, comentou.

A startup nasceu com o objetivo de revolucionar o transporte na Amazônia e proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas da região. É o que afirma o também ex-integrante do projeto URUTAU, Felipe Bortolete, que destaca a contribuição da UEA para o ingresso no ITA e para o desenvolvimento do projeto.

“A nossa conquista no ITA Challenge é muito importante por começar a validar o que estamos trabalhando e principalmente demonstrar que isso esse sonho é possível. As experiências que a UEA me proporcionou foram muito importantes para o meu desenvolvimento como engenheiro, e o conhecimento que o projeto Urutau me proporcionou foi fundamental para minha formação como pessoa, pois me mostrou um leque de possibilidades que eu jamais pensava que existiria e me possibilitou seguir por um caminho onde encontrei meu propósito”, pontuou.

O coordenador do grupo URUTAU, professor Antônio Claudio Kieling, ressaltou o bom desempenho dos estudantes na competição. “A conquista dos nossos ex-alunos Lucas Guimarães e Felipe Bortolete demonstra a importância do projeto de extensão acadêmica URUTAU da UEA na formação de futuros profissionais de destaque para a solução criativa e inovadora dos problemas de transporte na Amazônia”, disse.

Confira o site do projeto por meio do link abaixo.

http://www.aeroriver.com.br

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: