Política

Por unanimidade, piso salarial da enfermagem é aprovado no Senado

De acordo com o texto, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750

Do portal @diarioam.com

Manaus – O momento é histórico para mais de 2,5 milhões de profissionais da ciência do cuidado em todo o Brasil. Após mais de 30 anos de luta da categoria, o Senado Federal acaba de aprovar a regulamentação do piso salarial nacional da Enfermagem. Por unanimidade, o plenário aprovou a emenda substitutiva da senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA) ao Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato(Rede/ES) e de relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros/RN). De acordo com o texto, o piso salarial de enfermeiras e enfermeiros deve ser fixado em R$ 4.750, técnicas e técnicos deverão receber, no mínimo, 70% desse valor e auxiliares e parteiras,50%. Os valores deverão ser reajustados anualmente, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O presidente do Coren-AM, Sandro André, que esteve presente em todos os momentos dessa luta, destaca o empenho e dedicação de todo sistema Cofen/Corens para que esse grande avanço fosse alcançado. “Sabemos que o valor proposto não é o ideal e correspondente ao tamanho da nossa responsabilidade como profissionais de enfermagem, mas entendemos que a enfermagem merece mais dignidade e do jeito que está não pode ficar, por isso enquanto representantes do sistema Cofen/Corens nos dedicamos dia e noite nas articulações com o colegiado de líderes do senado, mobilizando a categoria e os senadores do nosso estado, para que esse projeto pudesse ter sucesso. Por isso estou muito feliz e confiante que na Câmara Federal, também teremos a mesma vitória, e vamos continuar trabalhando para isso”, declarou o presidente.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial.

O projeto agora segue para a Câmara Federal para apreciação e aprovação dos deputados federais, para então ter a sanção presidencial, se tornar lei e entrar em vigor.

O piso salarial da categoria é uma luta de muitos anos. E só com a pandemia, e o protagonismo que a enfermagem ganhou em meio ao caos causado pela Covid-19 que foi possível ter algum avanço e reconhecimento por parte do parlamento. No Brasil, são 2.575.540 milhões de profissionais, no Amazonas são 54.545 profissionais de enfermagem. Na pandemia mais de 800 profissionais de enfermagem perderam a vida atuando a frente do combate ao coronavírus, no Amazonas foram oficialmente registradas 83 mortes de profissionais de enfermagem pela doença, mas de acordo com o Coren-AM as subnotificações e mortes em decorrência de sequelas da covid podem chegar a mais de 120 trabalhadores da enfermagem.

“Eu apresentei esse projeto no dia 12 de maio de 2020, por uma razão muito simples: é o Dia Internacional da Enfermagem.Com esses profissionais, eu aprendi o significado da palavra empatia. Aprendi a me colocar no lugar do outro.Hoje, foi um passo. Eu tenho certeza que vamos caminhar para a aprovação na Câmara dos Deputados. Vamos dar vida a essa premissa constitucional. Vamos lutar por uma sociedade mais solidária, justa e igualitária”, discursou o autor do PL2564, senador Fabiano Contarato.

“Quero dizer a cada um de vocês que a representação da Enfermagem é a representação da mulher brasileira. Mais de 85% da categoria é formada por elas, que são mães, avós e se dedicam heroicamente a essa nobre profissão. Como disse Victor Hugo, ‘nada mais poderoso do que a ideia cujo tempo chegou’. Chegou o tempo de vocês”, completou a senadora Eliziane Gama.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: