Uma graphic novel sobre o guerreiro indígena “Ajuricaba” concorre ao Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. A obra foi criada pelo jornalista, roteirista e ilustrador Ademar Vieira e pelo quadrinista Jucylande Júnior, com a arte-final de Tieê Santos.
Do portal @amazonasatual.com
Os autores narram a resistência do líder indígena Manaó ao colonialismo no século XVIII. É a primeira vez que uma HQ de autores do Amazonas é indicada ao maior prêmio de literatura do país.
“Ajuricaba” foi contemplada pelo edital Conexões Culturais da Manauscult (Fundação Municipal de Cultura) em 2018.
“Essa indicação é algo que vai além de uma conquista pessoal, porque o Ajuricaba é um ícone da cidade de Manaus e acredito que compartilho a alegria com todos os manauenses”, disse Ademar Vieira.
“Eu vejo isso como o reconhecimento da importância dessa personalidade histórica que o público do Brasil ainda não conhece. Espero que com essa indicação, as pessoas fiquem curiosas sobre a nossa história e fiquem sensíveis à luta de Ajuricaba e dos povos indígenas do Brasil”, disse.
A história em quadrinhos de 130 páginas é em preto e branco. Para Ademar, a obra vai muito além do entretenimento, pois tem um valor histórico e cultural simbólico para o povo amazonense.
“Antes de escrever o roteiro, eu fiz uma pesquisa histórica e antropológica para conhecer mais sobre Ajuricaba e os manaós e recebi ajuda do escritor Márcio Souza e do historiador Davi Avelino. Tive acesso a um vasto material muito específico sobre o momento histórico em que a HQ se passa, por isso, eu acho que essa é uma história bastante necessária para o público de hoje, principalmente para que os manauenses conheçam melhor a sua própria história”, contou.
Ajuricaba está disponível na banca do Largo, no Centro de Manaus, com alguns exemplares autografados pelos autores e também pode ser adquirida por meio de vendas on-line no perfil da @blackeyeestudio no Instagram.