Amazonas Cultura

Tradição de benzedeiros e rezadeiras resiste à passagem do tempo no Amazonas

Nem o avanço da ciência deixa de lado costumes que passam de geração em geração na hora de pedir proteção e renovação espiritual

Quebranto, mal-olhado, nervos torcidos, proteção, abertura de caminhos, renovação espiritual e realização de desejos, são os principais motivos que levam os manauaras ainda recorrerem à tradição milenar do “benzimento”.

Segundo o rezador e terapeuta transpessoal amazonense, Dan Holanda, a arte de benzer ainda segue viva em Manaus, tendo que realizar diversos atendimento por dia em sua clínica.

Foto: Iago Albuquerque

“A arte de benzer está presente na vida do amazonense, e mesmo que você nunca tenha passado por essa experiência, não é difícil conhecer alguém que já recebeu um benzimento. Quem nunca passou por uma rezadeira? Quem não tem uma lembrança daquela senhora benzedeira com um ramo e um copo d’água na mão, balbuciando algumas palavras e aliviando um incomodo?”, comentou Holanda.

Para a amazonense, Márcia Regina, adepta ao benzimento, já é tradição todos os anos realizar pelo menos uma sessão para renovar suas energias.

“Fui apresentada por minha comadre que já conhecia, era adepta de seu uso e me contava maravilhada sobre seus benefícios. Foi realizado presencialmente, na época ainda não estávamos em pandemia. E foi a melhor experiência possível. Pude identificar e transformar programas subconscientes que condicionam nossas vidas, tais como medos, sentimentos, pensamentos e comportamentos que em geral podem afetar de forma restritiva nosso desenvolvimento”, comentou Marcia.

Benzimento à distância

O terapeuta ressalta que o número de procura aumentou ainda mais durante a pandemia. Somado ao benzimento, as pessoas também procuraram por outras terapias que tem como principal objetivo o equilíbrio da energia espiritual.

“Ao contrario do que se pensa, é perfeitamente possível e usual fazer benzimentos à distancia. Durante o auge da pandemia, e ainda hoje, eu atendia inúmeros casos de benzimentos por dia. Essas pessoas normalmente buscam no benzimento um apoio energético/espiritual para melhorar o seu estado de saúde física, psíquica, energetica e/ou emocional”, relata o terapeuta.

Uma curiosidade que Dan Holanda destaca nesse período é a alta procura por benzimento em crianças e animais.

“Crianças e animais são os que mais procuram – pelo fato de que crianças e animais são energeticamente mais sensíveis e acabam precisando de mais cuidados energéticos”, destaca Holanda.

O “chamado” para o benzimento

Dan Holanda conta que o chamado para técnica de benzer vem da infância, ao ser levado por sua mãe à casa de uma benzedeira chamada Dona Lourdes.

“Eu tenho contato com o benzimento desde muito pequeno, quando minha mãe me levava a casa de Dona Lourdes para benzer contra o “quebranto”. Foram muitas vezes e eu, mesmo muito pequeno, sempre adorava tudo aquilo. O chamado veio e hoje eu levo essa prática adiante, benzendo e ensinando a benzer”, relembra Holanda.

Formação de benzedores

O terapeuta, que também é professor, leciona aulas que ensinam o benzimento e outras técnicas de terapia transpessoal para quem estiver interessado. Segundo Holanda, mais de 40 rezados foram formados Brasil afora.

“Eu percebo o benzimento como uma tradição viva que somente foi atualizada, deixando de lado algumas credices a medida que os rezadores e benzedeiras vão estudando e entendendo o funcionamento da prática de benzer. A principal crença que vem sendo desconstruída, a medida que vamos esclarecendo o que realmente é ato de benzer, é a de que para benzer é necessário ter um dom espiritual especial. Isso é bobagem! Todos podem aprender a benzer”, afirmou o terapeuta.

Do portal @acrítica.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: