Amazonas Cidade saúde

Casos suspeitos da doença da ‘urina preta’ sobe para 19 no AM

Vigilância em Saúde do Amazonas segue investigando suspeita de surto de rabdomiólise em Itacoatiara

Subiu para 19 o número de casos suspeitos de rabdomiólise, síndrome associada à doença de Haff, que deixa a urina da cor preta, no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), segue investigando a suspeita de surto de rabdomiólise. 

Uma das ações desenvolvidas foi a capacitação dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara) sobre rabdomiólise e as características principais da doença. “Estamos ampliando todo o suporte à equipe de profissionais e acompanhando o trabalho que está sendo realizado com o olhar da vigilância”, afirma o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes. 

  De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, entre os envolvidos no surto, sete pacientes seguem internados no Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara. “Estivemos realizando a visita aos pacientes hospitalizados e acompanhando o estado de saúde deles. Em Manaus permanece um paciente internado na FMT-HVD”, aponta Liane.  

Segundo o médico infectologista da FMT-HVD, Antonio Magela, os pacientes internados estão sob observação ambulatorial. “Todos estão hemodinamicamente estáveis e sem nenhuma evidência de complicação clínica. Permanecem os sete pacientes internados para observação”, afirmou o infectologista. 

Rabdomiólise 

A rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea. Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK). 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: