Educação

Crianças têm mais facilidade em aprender idiomas, diz especialista

Atualmente, o Amazonas conta com cinco unidades de ensino da rede estadual que oferecem ensino bilíngue

Por Ayrton Senna Gazel

Em um mundo globalizado e marcado pelo desenvolvimento tecnológico e pela intensidade das relações culturais, comerciais, econômicas, políticas e sociais, o investimento em outros idiomas têm sido uma das prioridades de algumas das instituições escolares do Amazonas, desde a infância. Especialistas apontam que as crianças têm mais facilidade em aprender outros idiomas do que os adultos.

  Apesar de ser considerado pré-requisito para diversos processos de seleção de emprego no Brasil, o Inglês ainda é um empecilho para muitos brasileiros. De acordo com a pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população do país fala a língua, sendo 1% deles fluente.  

Eeti Professor Djalma da Cunha Batista foi a primeira unidade de ensino bilíngue pública inaugurada em Manaus
Eeti Professor Djalma da Cunha Batista foi a primeira unidade de ensino bilíngue pública inaugurada em Manaus | Foto: Reprodução

O Amazonas conta, atualmente, com cinco unidades de ensino da rede estadual, que oferecem ensino bilíngue: Escola Estadual de Tempo Integral Professor Djalma da Cunha Batista (Português-Japonês), Eeti Professora Jacimar da Silva Gama (Português-Japonês), Eeti Áurea Pinheiro Braga (Português-Espanhol), Eeti Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo (Português-Inglês) e Eeti José Carlos Mestrinho (Português-Francês).

Inaugurada há cinco anos, a Escola Estadual de Tempo Integral Djalma da Cunha Batista, na Zona Leste de Manaus, a primeira unidade de ensino bilíngue no Amazonas, foi inaugurada pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc).  Os alunos da instituição contam com infraestrutura física e didática para aprender a língua japonesa.

‘Aprendeu a falar Inglês desde muito cedo’

A facilidade com que o filho da engenheira civil Keili Araújo, de 44 anos, domina o Inglês pegou até ela de surpresa. Segundo a mãe de Nickolas Araújo, de 14 anos, estudante do Eeti Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, o adolescente começou a entender inglês sozinho, aos 12, com o que aprendia na escola e após escutar músicas e ler conteúdo do idioma estrangeiro, em livros e publicações na internet.

O estudante Nickolas Araújo
O estudante Nickolas Araújo | Foto: Reprodução

Eu me surpreendi porque, por exemplo, nunca tive domínio algum de Inglês, nunca entendi absolutamente nada. Então foi um susto positivo para mim, quando percebi que ele tinha muita facilidade em compreender o idioma. O curioso é que ele não fez nenhum curso específico

, explicou.

Nickolas conta que, além das atividades escolares, a tradução de livros o ajudaram muito. “Uma vez achei um livro na casa da minha avó, era infantil, mas estava em Inglês, aí eu tive a ideia de traduzir. Então comecei a traduzir outras histórias da internet, isso me ajudou bastante”, disse o estudante.

A engenheira relata que, futuramente, pretende matricular Nickolas em um curso de inglês profissional. “Acho importante para lapidar tudo aquilo que ele já sabe, e assim, fazer com que ele consiga ser aprovado em um exame de proficiência. Nos tempos em que vivemos, acho super importante aprender uma outra língua”, finalizou a engenheira. 

‘Base muito importante’

A Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano (Colégio da Polícia Militar V), Zona Centro-Sul de Manaus, é outra instituição onde os estudantes são introduzidos à língua inglesa, na forma estadunidense e britânica, desde os primeiros anos do currículo escolar. A estudante Letícia Costa, de 13 anos, conta que sempre se interessou pela cultura dos Estados Unidos, e agora já entende algumas músicas em inglês. 

Não dá para dizer que eu sou fluente, afinal, ainda estou no 7º ano, mas eu já tenho uma certa noção quando escuto músicas ou jogo algum game em inglês, por exemplo. Mesmo que eu não saia falando fluentemente aqui da escola, acho que o acesso a outro idioma nos proporciona uma base muito importante

, disse a adolescente.

Estudante Letícia celebra Honra ao Mérito por boas notas em Inglês
Estudante Letícia celebra Honra ao Mérito por boas notas em Inglês | Foto: Reprodução

Introdução de outro idioma na infância facilita aprendizado

Segundo a educadora Eduarda Albuquerque, quando a criança aprende outra língua ainda na infância, ela a desenvolve juntamente à língua materna, possibilitando mais facilidade na hora de trocar suas falas, estimulando funções cognitivas primordiais para a aprendizagem.

“Diferente de um adulto, que quando após seu processo de alfabetização, passa por outro, só que de uma outra língua, há uma série interferências sociais, físicas e até mesmo dificuldades por sua própria língua de origem”, explica.

  Para Eduarda, apesar dos esforços por parte de alguns professores, para que no ensino público crianças tenham preparo para uma outra língua, ainda falta um longo caminho para que isso se efetive em todas as escola do Amazonas.  

“As instituições privadas que contam com uma estrutura tanto pedagógica quanto física para isso ainda encontram dificuldades, imagine nas nossas escolas que ainda precisam de preparo e formação contínua para o professor. Para atuar na educação infantil, o professor precisa estar formado em Pedagogia, além disso, o pedagogo que não tem formação de outra língua também não está apto para ministrar tais aulas”, finalizou a especialista.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: