Amazonas Economia Educação

Programa de educação inclui pagamento de 14º e 15º salários a professores do AM

Os professores da rede pública estadual de ensino terão 14º e 15º salários e estudantes do ensino médio poderão fazer cursos profissionalizantes com estágio. Os benefícios são oferecidos no “Educa+ Amazonas”, programa que reúne 13 projetos com orçamento inicial de R$ 400 milhões. A execução foi planejada para ocorrer entre 2021 e 2023.

O programa foi lançado na manhã desta sexta-feira (23) pelo governador Wilson Lima com a participação de gestores de escolas e autoridades estaduais e municipais.

O pagamento do 14º e 15º salários faz parte do projeto “Educação Premiada”. Serão pagos a trabalhadores da educação que atingirem as metas de aprendizagem. O projeto também premiará anualmente novas práticas desenvolvidas nas salas de aula para o ensino.

O projeto “Da Escola para o Trabalho” mudará a dinâmica das escolas integrais. Em paralelo ao ensino regular, estudantes do ensino médio farão cursos profissionalizantes e no último ano serão encaminhados para estágios remunerados.

No mesmo segmento, o “Educação Empreendedora” ensinará a compreensão da economia de mercado e a criação de planos de negócio para os alunos. Os trabalhos serão apresentados na Feira do Estudante e Empreendedor do Amazonas. O objetivo é fomentar novos negócios e a criação de startups.

professor e tecnologia
Programa quer estimular uso de tecnologia em sala de aula (Foto: CPP/Divulgação)

O programa inclui dois projetos para incentivar a tecnologia nas escolas. O “Fazer para Aprender” será ofertado em 100 escolas estaduais que terão laboratórios de robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística. Já o “Eductec” promoverá o ensino de linguagens de programação e da cultura digital para alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Voltado para a educação ambiental, o “Escola da Floresta” será desenvolvido em três escolas que serão construídas em unidades de conservação nos municípios de Presidente Figueiredo, Itapiranga e Beruri.

Pelo “Fazenda Escola”, alunos dos anos iniciais do fundamental estudarão em uma fazenda escola para que aprendam sobre agricultura, agropecuária e extrativismo. A ideia é que façam projetos para estimular e aproveitar as potencialidades no setor primário do estado.

De acordo com o governo estadual, o programa visa fortalecer o preparo para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais provas avaliativas. Nesse sentido, há os projetos “Pronto para a Aula”, “Contraturno Digital” e “Na Ponta da Língua”.

No primeiro, serão fornecido livros e material escolar para estudantes e professores. O segundo inclui aulas de reforço pela televisão aberta e internet para alunos da rede estadual e municipal de Manaus, Rio Preto da Eva, Manaquiri e Careiro da Várzea. No último, a rede estadual ofertará, a partir de agosto, aulas de inglês e espanhol para o ensino fundamental e médio. Os cursos serão aos sábados e os alunos que mais se destacarem poderão fazer intercâmbio.

Para a qualificação dos trabalhadores da educação, o “Mestre Qualificado” ofertará, em parceria com a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), curso de pós-graduação em especialização a professores do ensino fundamental de anos iniciais dos 62 municípios.

Pelo projeto “Trilhas do Saber” será disponibilizada formação continuada através de caravanas ao interior. O último, Cepam Digital, permitirá o ensino à distância para professores. Cursos serão ofertados para trabalhadores da educação das redes estadual e municipal.

Informações do portal amazonas.atual

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: