Prefeito de Maués quer inserir pesca esportiva como novo atrativo turístico da cidade
DEAMAZÔNIA – Maués recebeu, nesta quarta-feira (12/5), a visita do presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Sérgio Litaiff, para fazer um levantamento dos potenciais turísticos da ‘Terra do Guaraná’ e traçar estratégias para aquecer a economia, por meio do turismo sustentável.
A visita foi articulada pelo prefeito Júnior Leite (PSC). Também estiveram na comitiva representantes do Ministério do Meio do Meio Ambiente, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“A visita dos representantes do Ministério do Turismo, da Embratur, ICMBio e AmazonasTur é justamente de catalogar novos potenciais econômicos e, principalmente, sustentáveis, diferente de tudo o que já temos. Entregamos um estudo de uma consultoria sobre o nosso potencial turístico ”, disse o prefeito Junior Leite.
A visita iniciou com reuniões com representantes locais do turismo e artistas, uma das categorias mais afetada com a pandemia.
“Maués é uma cidade preparada para o turismo, temos saúde, na cidade e no interior. Nossa cidade é 100% em lâmpadas led e temos a maior taxa de malha de esgotamento sanitário da região Norte. Isso é sustentabilidade, isso compõe um levantamento feito por uma consultoria. Por meio deste estudo podemos capacitar comunidades para atrair o turismo, gerar mais emprego e renda para nossa gente”, completou o prefeito.
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff, disse que os atrativos turísticos de Maués terão divulgação nacional e internacional, em campanhas publicitárias e feiras da Embratur.
“Entendemos que o município tem diversos potenciais para o turismo, em conversa com o prefeito inseriremos Maués no mapa do turismo nacional […] Viemos para mapear e transformar Maués em um destino próspero para o turismo nacional e internacional”, disse Litaiff.
O prefeito informou ainda que além dos atrativos turísticos, já consolidados, a Prefeitura quer apostar no turismo de pesca esportiva no município.
“Além do que já é sabido, de uma cidade de belas praias, do calendário turístico, podemos começar a trabalhar o turismo de pesca esportiva. Maués tem esse potencial”, concluiu Junior Leite.