Amazonas POLÍCIA FEDERAL

Trabalhadores são resgatados de condições análogas à escravidão no AM

Segundo a Polícia Federal, os trabalhadores estavam sem receber salários, sem água potável para consumo e com escassa comida no local

PORTAL.EM.TEMPO – A Amazônia concentra a maior parte de casos de trabalho escravo no Brasil. Segundo o último cadastro de empregadores que utilizaram mão-de-obra escrava divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), 66% dos flagrantes do crime ocorreram em estados pertencentes à Amazônia Legal, região que abrange Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Neste fim de semana mais um novo caso deste tipo de crime foi flagrado no Amazonas. Doze trabalhadores foram resgatados no interior do estado em situação análoga à escravidão. O resgate foi feito por agentes da Polícia Federal por meio da Operação Áurea, em um local de mata fechada às margens do Rio Guariba, no extremo sul do Amazonas.

Durante a operação, realizada em conjunto com a Polícia Militar da região, os policiais federais flagraram os trabalhadores vivendo de forma degradante, exercendo suas funções em condições análogas à de escravidão, sem receber salários, sem água potável e com escassa comida no local. Um coordenador foi preso em flagrante delito, tendo sua prisão mantida pela Justiça.

Trabalhadores estavam próximos das margens do rio Guariba, no extremo sul do Amazonas
Trabalhadores estavam próximos das margens do rio Guariba, no extremo sul do Amazonas | Foto: Divulgação/Polícia Federal

O Ministério Público do Trabalho e a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (DETRAE/SIT) foram acionados e estão tomando as medidas cabíveis em relação aos trabalhadores.

De acordo com a PF as investigações continuam em inquérito policial já instaurado para apurar possíveis envolvidos nas práticas criminosas de redução a condição análoga à de escravo e usurpação de terras públicas. As penas dos crimes, somadas, podem ultrapassar 10 anos de prisão.

*Com informações da assessoria

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: