Amazonas Cidade Maués

Conhecendo a história de Maués através de matérias jornalísticas

A cidade de Maués comemora hoje a categoria de cidade, conheça um pouco da história da TERRA DO GUARANÁ.

FMC – Maués é um município amazonense que fica distante 267 km em linha reta da grande Manaus, possui 65.040 mil habitantes, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2020). Sua fundação foi no dia 25 de junho de 1833, quando o município ainda se chamava Luséa e foi elevado à categoria de vila. Sua sede está localizada em uma área de terra-firme banhada pelo Rio Maués Açu com altitude de 18m acima do nível do mar.

Em 04 de Maio de 1896 por LEI ESTADUAL 137, sancionada pelo Saudoso Governador do Estado Federado do Amazonas, EDUARDO GONÇALVES RIBEIRO, a antiga Vila da Conceição de Maués recebe a CATEGORIA DE CIDADE DE MAUÉS. Foi o sexto município a ter a sua sede Administrativa elevada a esta condição, depois de Manaus em 1848, Tefé em 1855, Itacoatiara em 1874, Parintins em 1880, Humaitá em 1894, Maués e Manicoré juntas pela mesma Lei Estadual em 1896.

Os fatos históricos da cidade ainda perpassam nos poucos documentos dos quais restam apenas fragmentos e isso despertou em Alcinei Pimentel Carneiro, que é memorialista, jornalista do site Folha de Maués, escritor, artista e amante da Terra de Mundukânia, resgata a memória do município com destrezas dos quais poucos Historiadores tiveram interesse de fazê-lo.

Foto: Arquivo particular FMC

Todos os dias, Alcinei apresenta seu programa contando os fatos e acontecimentos do município, porém o que chama a atenção do público é o Alcinei contando diversos fatos em todos os cantos da cidade, seja o nome de uma rua ou uma figura histórica que contribuiu na política social e econômica de Maués.

Significado do nome Maués

O nome Maués tem origem na língua Tupí e na tradução significa curioso e inteligente. Mawé também é o nome usado para designar a nação indígena que habitava a região e que pode significar “Papagaio falante ou inteligente”. A história de Maués tem início com os índios Mundurucu e Mawé, que viviam em constante conflito devido as suas diferenças culturais e a disputa da posse de terras da região, conhecida como Mundurucânia, em meados do século XVII.

As duas tribos viviam da agricultura, principalmente do guaraná e da mandioca. O nome Maués tem origem na língua Tupí e na tradução significa curioso e inteligente. Mawé também é o nome usado para designar a nação indígena que habitava a região e que pode significar “Papagaio falante ou inteligente”.

Até hoje a economia do município gira, principalmente, em torno da cultura do guaraná. O município exporta cerca de 300 toneladas por ano. O município também produz em pequena escala outras culturas como. Pecuária, avicultura e pescado também têm impacto significativo na economia.

Foto: Arquivo particular FMC

Preocupação com o resgate e preservação da história de Maués

Alcinei Pimentel dia pós dia não se limita nas produções de materiais jornalísticos além de descrever fatos nas lives produzidas todos os dias na página Folha de Maués. Pimentel observou a ausência obras sobre a história de sua Terra natal, iniciou sua pesquisa sobre o passado maueense. Sua aptidão para redigir textos, em 1994 escrevia para o Jornal Diocesano de Parintins-Am, Novo Horizonte, onde participou de um curso de comunicação laboratório de Jornalismo Impresso ministrados pelas Paulinas de São Paulo.

Fundou em 1998, o segundo grupo de dança de Maués (Maraguás) que coordena a Apresentação Cultural Mito do Guaraná Sateré Mawé que é apresentado no palco da Tradicional Festa do Guaraná do município.

Alcinei Pimentel, fundou a empresa Folha de Maués Comunicações em 2011, tornando-se referência em informação, cultura e entretenimento é graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas, seu trabalho tem conquistado prestígio e respeito, graças ao seu profissionalismo e competência, contribuindo com o engrandecimento da Cultura e História do Município de Maués e do Estado do Amazonas.

Foto: arquivo particular FMC

Vale a pena conferir

Os documentos históricos da cidade de Maués estão nos arquivos particular de Alcinei Pimentel, você pode conferir entrando em contato com a redação no endereço do escritório na Rua Henrique Magnani 530 – Ramalho Júnior, (092) 99172-5865 / 99418-417. Funcionamos de segunda a sexta-feira de 8hrs às 12hrs e 14hrs às 17hrs.

Texto: Mateus William da Silva Doce

Imagem: Arquivo particular – Alcinei Pimentel

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: