Amazonas Economia

Amazonas lança campanha de consumo de energia para orientar população

Chuveiro elétrico junto com forno-microondas, ar-condicionado e máquina de lavar roupas lidera o consumo de energia dentro de casa

Um estudo prévio foi levantado pela equipe da Secretaria Executiva de Mineração, Petróleo, Energia e Gás (Semep), junto à concessionária Amazonas Energia, para identificar quais são os ‘campeões’ de maior consumo de energia elétrica dentre os eletrodomésticos. Dos cinco primeiros itens estão: chuveiro elétrico (com potência de 4.400w), máquina de lavar roupas (com potência de 400 à 1.500w), forno micro-ondas (com potência de 1.150w), condicionador de ar (com potência de 900 a 1.400w) e secador de cabelo (com potência de 1.000w).

O ranking dos equipamentos será divulgado na campanha lançada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti): ‘Economia de Energia em Meio ao Confinamento’.

A ação é coordenada pela Secretaria Executiva de Mineração, Petróleo, Energia e Gás (Semep) e tem o objetivo de chamar a atenção da população para o uso de energia elétrica de forma eficiente e responsável, evitando desperdícios, diminuindo os gastos do orçamento e também contribuindo para a conservação do Planeta.

A campanha será divulgada nas mídias digitais da Sedecti e também nos canais internos buscando alcançar, inclusive, o servidor público que se encontra em regime de home office.

O secretário executivo da Semep, Marco Antônio Villela, explica que a ideia é fazer com que as pessoas façam o uso consciente de energia elétrica, principalmente, no período de home office, o qual também inclui as aulas de crianças e adolescentes que devem iniciar em breve.

“Estimular o uso consciente, evitando o desperdício, muitas vezes involuntário, é importante em qualquer tempo e mais ainda nesse período de pandemia. Essas informações e ensinamentos nos serão úteis agora e para o pós-pandemia”, destaca o secretário.

Além de se tratar de uma questão econômica, o consumo com eficiência energética também é uma atitude de conscientização ambiental, pois quanto menos se usa energia elétrica, menor é a necessidade de geração e, consequentemente, menor o impacto ambiental com a queima de produtos fósseis para a produção dessa energia.

O engenheiro eletricista Caio Melo, especialista em eficiência energética que compõe a equipe técnica da Semep, salienta a importância do consumo responsável e consciente. “O desperdício de energia elétrica só traz prejuízo para todos os setores, principalmente, para o consumidor final”, alerta o engenheiro.

Uma dica importante apontada pela Semep é de se calcular o consumo mensal dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Nesse caso, o consumidor deve fazer o levantamento para saber quanto de energia cada aparelho consome por mês.

Fonte: D24Am.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: