Mundo

EUA voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, informou nesta segunda-feira (8) que os Estados Unidos voltarão a fazer parte do Conselho de Direitos Humanos a Organização das Nações Unidas (ONU).

O país havia deixado o órgão em 2018 por decisão do ex-presidente Donald Trump, que acusou o grupo de “hipocrisia”, em um ato de defesa de seu maior apoio a Israel.

Segundo Blinken, o atual mandatário, Joe Biden, “instruiu o Departamento de Estado a se envolver novamente” com o conselho na qualidade de observadores. O atual chefe da diplomacia, no entanto, afirmou que o “o órgão é cheio de falhas, que precisa reformar seu programa, seus membros e suas prioridades, incluindo a atenção desproporcional que dá a Israel”.

“Mas, pretendemos fazer isso sabendo que a maneira mais eficaz para reformar e melhorar o conselho é com os Estados Unidos presentes à mesa e fazer uso de todo o peso da liderança diplomática”, diz o comunicado oficial.

A medida pode suscitar críticas de aliados internacionais que aplaudiram a atitude de Trump. Isso porque o conselho é atacado por ignorar violações de direitos humanos feitas por alguns de seus membros, como Arábia Saudita, China e Rússia.

Porém, um dos assessores do Departamento de Estado, Mark Cassayre, afirmou que “quando funciona como deveria, o Conselho de Direitos Humanos destaca os países com os piores históricos e pode ser um importante fórum para quem luta contra a injustiça e a tirania”.

Desde que assumiu, em 20 de janeiro, Biden vem recolando os Estados Unidos em diversos órgãos multilaterais internacionais, reafirmando o compromisso de seu governo em restabelecer os canais diplomáticos tradicionais nos embates dos norte-americanos. .

Fonte: Terra.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: