No Amazonas, utilização e distribuição das 459 mil doses de imunizantes podem ser acompanhadas pela internet.
O governo do Amazonas apresentou, na noite de quinta-feira (28), duas ferramentas para o acompanhamento dos dados sobre a vacinação da Covid-19 no estado, como o número de vacinados e a distribuição das doses.
O Painel de Monitoramento de Vacinação pode ser acessado pela internet. Por ele, é possível acompanhar o número de pessoas vacinadas, em cada fase, de acordo com o grupo prioritário.
As informações serão de responsabilidade das secretarias municipais de saúde, responsáveis pela vacinação. Diariamente, os órgãos enviam os dados para alimentar o sistema de monitoramento.
Para facilitar a leitura das informações de cada município, o painel conta com dados separados por cores conforme a porcentagem das doses aplicadas em relação à meta prevista na campanha nacional. O painel é atualizado a partir das 18h (horário de Manaus).
A distribuição de vacinas aos municípios também pode ser acompanhada no Painel de Controle e Distribuição de Vacinas. No sistema, é possível visualizar as vacinas por tipo de laboratório (Butantan/Coronavac ou Oxford/AstraZeneca) e a quantidade de vacinas distribuídas por município. As informações serão atualizadas diariamente conforme a retirada dos insumos da sede da FVS.
As ferramentas foram desenvolvidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e apresentadas no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde se reúne o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado.
Vacinas
Na primeira remessa do Ministério da Saúde, o Amazonas recebeu 282.320 doses do Butantant/Coronavac. No dia 23, outras 132,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca desembarcaram no Estado. No dia 25, o Amazonas recebeu 44.600 doses do Butantan. Ao todo, o Amazonas conta com 459 mil doses de imunizantes.
O governador de São Paulo, João Dória, anunciou a doação de 50 mil doses de Coronavac ao Amazonas. Essas vacinas devem chegar ao estado na próxima semana, segundo o governador Wilson Lima.
Fonte: G1 AM