Amazonas Brasil saúde

Justiça Federal recomenda que governo distribua vacina de Oxford a municípios do interior Amazonas

Apenas a distribuição da vacina para Manaus segue suspensa até que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realize um plano de vacinação, nos padrões do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Por G1 AM

A Procuradoria Geral do Estado recomendou que a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) retome a entrega de doses da vacina de Oxford (desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca) aos municípios do interior do estado. A recomendação foi feita na noite de terça-feira (26), após novo despacho da 1ª Vara Federal Cível da Justiça Federal, que estabelece que a distribuição da vacina para os municípios do interior do Amazonas deve continuar sendo realizada.

O documento reafirma que está suspensa a distribuição para Manaus do lote de vacina da Oxford/AstraZeneca. De acordo com a juíza Jaiza Maria Pinto Fraxe, que assina o documento, a aplicação das doses em Manaus será retomada assim que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizar um plano de vacinação, nos padrões do Plano Nacional de Imunização (PNI), diz a decisão.

A Justiça Federal reforça que não determinou a suspensão da imunização nas pessoas idosas. Ainda segundo o despacho judicial, além de serem responsabilizadas legalmente pelos atos, as pessoas identificadas furando a fila de prioridade na vacinação no Amazonas não terão garantia de aplicação da segunda dose.

Envio suspenso

O Governo do Amazonas informou, na terça-feira, que suspendeu o envio das doses da vacina de Oxford para todos os municípios. Conforme o governo, o mandado de intimação foi entregue nesta terça-feira (26) à FVS-AM para ciência e cumprimento da determinação. O governo foi questionado sobre a recomendação, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Até a decisão, 16 cidades do interior receberam 17.450 doses da Oxford/AstraZeneca. Os municípios que receberam foram Anamã (360), Apui (510) Benjamin Constant (1.080), Ipixuna (590), Coari (2.390), Iranduba (1.680), Itapiranga (340), Lábrea(1.270), Maués(1.690), Nhamundá (830), Parintins(3.990), Pauini (400), Presidente Figueiredo (850), Coari (2.390), Eirunepé (910) e Tapauá (560).

Vacinas

O Amazonas já recebeu 459.420 doses de vacina contra a Covid-19. Os lotes de vacina começaram a chegar em 18 de janeiro. Naquele dia, foram recebidas 282.320 doses do imunizante. No dia 23, outras 132,5 mil doses chegaram. E na segunda-feira (25), o estado recebeu outro lote, com 44,6 mil doses. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: