Amazonas

Defensoria lança revista digital que destaca atuação no primeiro semestre

Publicação reúne principais ações realizadas para preservar direitos da população, na capital e no interior do Estado, e manter atendimento durante pandemia

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) lançou nesta quinta-feira, 9, a primeira edição da revista eletrônica Defender, publicação que reúne todas as ações realizadas pela instituição no primeiro semestre de 2020. A revista destaca o trabalho incansável e diuturno de defensoras e defensores públicos para readequar e manter o atendimento, em meio à crise de Covid-19, a fim de preservar direitos da população amazonense, na capital e no interior do Estado.

A publicação é semestral e pode ser acessada no endereço https://bit.ly/RevistaDefender. A revista evidencia os desafios da instituição que precisou mudar os planos do primeiro semestre e definir como prioridade o ato de salvar vidas, seja por meio de recomendações ou ações judiciais. O registro mostra que a atuação da instituição permitiu o acesso à Saúde com obtenção de leitos em hospitais, medicamentos, transferências de pacientes em estado grave do interior para tratamento na capital, entre outras ações que não seriam possíveis para milhares de amazonenses sem a atuação da DPE-AM.

Também estão entre as ações que podem ser conferidas na revista a atuação para garantir medidas protetivas para mulheres e combater a violência doméstica, em meio ao isolamento social, bem como liminar que impôs melhoria em serviços de telefonia e internet no interior, a suspensão do transporte fluvial de pessoas, o que salvou 1,2 mil vidas e evitou a infecção para 123 mil pessoas, segundo pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além da fiscalização de defensoras e defensores em feiras, hospitais, presídios, comércios e agências bancárias.

A revista tem produção editorial da Diretoria de Comunicação, sob a coordenação do jornalista e diretor André Alves, edição do jornalista Vitor Gavirati, projeto gráfico dos designers Natália Nakashima e Paulo Maciel, e imagens do repórter fotográfico Clóvis Miranda. Em seu formato, a Defender possui dois artigos que nessa primeira edição são assinados pela defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos direitos da Mulher (Nudem/DPE-AM), Pollyana Vieira, e pelo defensor público Gustavo Cardoso, que atua na região do Baixo Amazonas.

De acordo com o defensor público geral do Estado, Ricardo Paiva, a iniciativa é uma forma de mostrar como a instituição moldou sua atuação de acordo com o interesse e necessidade da população. “Atuação da Defensoria durante a pandemia evidenciou a capacidade de alcance coletivo das ações da instituição. É missão da Defensoria exercer a defesa dos direitos coletivos e tivemos que nos reinventar para continuar atendendo os interesses da população para a garantias de direitos. A revista Defender reúne esse trabalho e pode ser conferida ao alcance de um clique. Essa publicação é uma forma de mostrar que não paramos um minuto mesmo sendo preciso adotar o sistema de teletrabalho para continuar atendendo as demandas das população. Desejamos a todos uma boa leitura”, ressaltou o defensor geral.

Fotos: Clóvis Miranda/DPE-AM

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: