Da Redação
Quarta-feira, 04 de março de 2020.
FOLHA DE MAUÉS (AM) – Maués é um dos Municípios do Amazonas que está Regular por homologação de dados no Prazo Legal do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), do Governo Federal. Essa regularização permite o repasse de importantes recursos como o do Fundo de Participação dos Municípios – FPM – essencial para às áreas da saúde, da educação e manutenção administrativa municipal.
Um total de 1.268 Municípios do país, sendo 27 só no Amazonas, não homologaram as informações do 6º bimestre de 2019 no Siops, que encerrou no último domingo, 1º de março, e tiveram o FPM bloqueado.
“Isso é fruto de muito planejamento, transparência e respeito à população. Garantimos mais uma vez recursos essenciais em setores tão importantes como Saúde e Educação”, disse o prefeito de Maués, Junior Leite.
Maués tem ganhado destaque na mídia devido à administração responsável de recursos públicos para manter serviços e investimentos essenciais à população. Com recursos próprios e frutos de parcerias federais e estadual, de 2017 a 2020, a gestão atual investiu na reestruturação e modernização do hospital público e unidades básicas de saúde, revitalização de postos de saúde na Zona Rural, aquisição de uma UBS Fluvial, aquisição de novos equipamentos para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) como motores rabeta, bicicletas, tablets, balança, aparelho de pressão e coletes, além de retomar importantes exames que estavam parados em gestões passadas como ultrassom, mamografia e cirurgias eletivas de até média complexidade.
Na Educação, um total de 50 escolas já foram revitalizadas, construídas ou ampliadas, sendo 07 na Reserva Indígena Sateré Mawé, uma creche municipal já foi entregue e mais duas estão em construção, assim como outros investimentos na capacitação dos professores e a garantia de fardamentos, mobiliários novos e merenda escolar regionalizada e de qualidade a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.