Amazonas Religião

Pároco de Maués/Am, fala de encontro com Lideranças Comunitárias, Construção da Fazenda Esperança e Criação de uma Nova Paróquia no Município

FOLHA DE MAUÉS (AM) – Na tarde desta quarta-feira 05, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Município de Maués (267 km da grande Manaus), padre Marcílio Moutinho recebeu a equipe do Folha de Maués e falou do encontro com os 200 novos coordenadores das Comunidades Rurais ribeirinhas que realizou-se no salão paroquial D. Gino Malvestio no centro, destacando a objetividade do encontro que visa orientar as lideranças com relação as atividades eclesiais nas respectivas localidades.

O religioso falou da construção da Fazenda Esperança, obra iniciativa da Paróquia com apoio de parceiros, como os prefeitos de Maués, Júnior Leite, Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade, paroquianos e comunidade da Terra do Guaraná. A obra está sendo construída na região do Rio Maués Miri zona rural do município.

Nova Paróquia em Maués

Padre Marcílio frisou também sobre a Criação de uma nova paróquia no Município, visto que desde 1798, Maués conta com apenas 1 paróquia (sob o orago de Nossa Senhora da Conceição que é padroeira da Cidade), formada por 11 setores urbanos (Comunidades eclesiais nos bairros e pouco mais de 200 comunidades ribeirinhas na zona rural). A Nova Paróquia conforme informa o pároco Marcílio Moutinho será São Pedro Apóstolo no Ramalho Júnior, formada pelos setores do Ramalho Júnior (sede paroquial), Nossa Senhora Rainha da Paz – Mário Fonseca, São Francisco de Assis – Mirante do Éden, Sagrado Coração de Jesus – Mário Fonseca e São Sebastião – Donga Michiles, além das comunidades rurais da zona rural.

O pároco destacou que a criação da nova paróquia era “um desejo antigo da época do padre Bruno Mascarin que preparou a comunidade São Pedro para isso, graças ao apoio dos comunitários”. O vigário Geral da Diocese de Parintins, padre Dorival Nascimento esteve em Maués para anunciar a determinação do Bispo Diocesano de Parintins, quanto a preparação e criação da Nova Circunscrição eclesiástica no Município.

“Estamos recebendo um novo padre que trabalhou em Boa Vista do Ramos, conversamos também com os Superiores do Pontifício das Missões Exteriores (PIME) sobre a permanência do padre Henrique Pagani que ficará atuando na cidade de Maués e área indígena Sateré Mawé, tendo apoio do padre Oziel Cristo, natural aqui do Município,” relatou o pároco.

Padre Marcílio informou que a instalação da paróquia poderá ocorrer este ano, “estamos fazendo a divisão geográfica da área urbana e zona rural com as comunidades ribeirinhas e após essa divisão encaminharemos o relatório ao Bispo Diocesano de Parintins. D. Giulhiano Frigeny, o qual vai instituir assim a nova paróquia sob o orago de São Pedro Apóstolo, a segunda paróquia criada no Município. Assim Maués terá 2 paróquias, Nossa Senhora da Conceição e São Pedro Apóstolo, não para competir, mas para o fortalecimento da ação missionário da Igreja Católica na Terra do Guaraná.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: