FOLHA DE MAUÉS (AM) – Vinte integrantes entre jovens e adolescentes do grupo de dança Maraguás de Maués (267 km da grande Manaus) realizam todas as noites ensaios intensivos da Apresentação Cultural Mito do Guaraná Sateré Mawé no salão da Escola Estadual Walton Bizantino no Bairro Ramalho Júnior zona norte da cidade. A narrativa oral da História do produto é contada pela etnia indígena Mawé que habita o território do município muito antes da fundação da cidade.
Segundo o Coordenador da Companhia de dança, Roneivon Leão depois de seis anos em razão de perseguições políticas da gestão anterior, a apresentação cultural Mito do Guaraná Sateré Mawé retorna ao palco da 40ª Festa do Guaraná com o apoio do Prefeito Júnior Leite e da secretária de Cultural, Ellen Mendonça, visto que o Mito do Guaraná é História primordial do produto que foi cultivado pelos primitivos índios Andirazes e posteriormente dominado pelos Mawés.
De acordo com o Coordenação da Companhia Maraguás o espetáculo Mito do Guaraná Sateré Mawé será apresentado na primeira noite da 40ª Festa do Guaraná do Município de Maués, a segunda maior festa popular e cultural da Amazônia Ocidental.
Fotos: Charles Mota – Folha de Maués (AM).