Amazonas Cultura

Maués vai comemorar 4 décadas de realização da Festa do Guaraná, a primeira Festa Cultural Genuinamente Amazonense

FOLHA DE MAUÉS (AM) – Este ano o Município de Maués (267 km da grande Manaus), vai realizar os 40 anos de realização da tradicional FESTA DO GUARANÁ, o primeiro evento genuinamente Amazonense criado em 1979 pelo ex-prefeito Carlos Esteves com apoio do povo Maueense, segunda maior festa sociocultural e econômica da Amazônia Ocidental. Segundo os bastidores do evento Guaranazeiro, os convites das 39 Rainhas do Guaraná eleitas desde 1979 até 2018 estão sendo distribuídos para as Majestades que fizeram parte da História da festa, cujo baile denominado NOITE DA REALEZA – 40 ANOS DE RAINHA DO GUARANÁ, será realizado no dia 16 de novembro no Ginásio Poliesportivo Padre Leão Martinelli as 22h00 no centro. Sem falar que todas as 39 Rainhas Eleitas desfilarão em carro aberto na abertura Oficial da 40ª FESTA DO GUARANÁ MAUÉS 2019, no dia 28 de novembro que sairá do Aeroporto da cidade na zona norte.

Rainha Naira Sarquis 1979 (4)

  Primeiro Baile das candidatas à Rainha do Guaraná em novembro de 1979 no antigo Clube Guaranópolis no centro de Maués – Am. (Arquivo Folha de Maués).

 

A Prefeitura Municipal de Maués, sob o comando do jovem prefeito Júnior Leite juntamente com a Secretária Ellen Mendonça e equipe preparam um grandioso evento que marcará a História e Memória da Velha Mundurukânia.

Slide1

Rainha do Guaraná 1994, Leonora Saunier com seu traje típico – Festa do Guaraná de Maués- Am (Arquivo Folha de Maués).

As apresentações culturais como o Mito do Guaraná dos índios Mawés encenando pelo grupo Maraguás,  Concurso do Traje Típico das Candidatas à Rainha do Guaraná voltam ao palco do evento com apoio do prefeito Júnior Leite, como outras atrações culturais que foram novamente resgatadas, preservando a tradição de um dos mais importantes eventos culturais da Amazônia.

FESTA DO GUARANÁ 2013

A Festa do Guaraná de Maués é realizada na praia da ponta da maresia zona sul da cidade, que fica lotada de moradores e visitantes durante os três dias de evento.

 

É grande a expectativa em torno da realização da Festa do Guaraná do Município de Maués, pois a cidade está recebendo um Banho de Loja em toda a sua infraestrutura urbana, com serviço de pavimentação das ruas e avenidas, inauguração do Programa de Saneamento Integrado (PROSAI), entrega da Estação Hidroviária do Município (novo porto), instalação de luminárias de Led em todos os bairro da cidade. Melhorias que estão transformando a paisagem urbana de Maués, a verdadeira Capital da Mundurukânia, decantada na obra “Amazônia – a Terra e o Homem, do escritor Araújo Lima datada de 1933.

O Folha de Maués vai mostrar todas as emoções da Festa do Guaraná de Maués 2019 que será realizada na Praia da Ponta da Maresia, através de todas as suas mídias digitais (Site, Fanpage Facebook, Twitter, Instagram e Canal no You Tube). A Festa do Guaraná de Maués deste ano, será realizada nos dia 28, 29 e 30 novembro na Praia da Ponta da Maresia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: