FOLHA DE MAUÉS (AM) – No último dia 25 de julho deste ano, um comunicado ao agente da Receita Federal em Maués, determinava a desativação da Agência da Receita Federal (R.F) que funcionava no município há mais de meio século.
Segundo o ex-agente da Agência da RF em Maués, Paulo Câmara, o mesmo sofreu um acidente no dia 19 de julho deste ano e foi para Manaus para tratamento médico e no dia 25 foi avisado numa ligação telefônica sobre o fechamento e pedindo para desocupar o prédio (que funciona na Rua Eduardo Ribeiro, 223, no cento da cidade) para que fosse entregue ao Serviço de Patrimônio da União.
De acordo com Paulo Câmara não foi esclarecido os motivos por parte da Receita federal no Amazonas da desativação da Agencia da Terra do Guaraná, ficando o município de Maués jurisdicionado pela Delegacia da Receita Federal do Amazonas com sede na capital Amazonense, Manaus.
Maués, município com 62.775 habitantes segundo estimativa 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a desativação da Agência terá prejuízos, visto que empresas, firmas e moradores terão que se deslocar até Manaus ou para cidades próximas como Itacoatiara ou Parintins para resolverem assuntos relacionados a RF.
No Amazonas a Receita Federal mantém agências na Capital Manaus e nos municípios de Itacoatiara, Parintins, Tefé, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Manacapuru.