FOLHA DE MAUÉS (AM) – A direção do Folha de Maués após três meses de trabalho junto com o artista plástico Edmilson Elias (Dimisinho), concluíram o projeto de 6 esculturas enfocando a Memória Cultural da Terra do Guaraná, que foram sugeridas para serem construídas nos pontos turísticos da cidade de Maués, visto que este ano a cidade comemora 40 anos da realização da tradicional Festa do Guaraná, criada em 1979.

Projeto da Escultura da Lenda do Anselmo Encantado (Idealização de Alcinei Pimentel e Arte final Edmilson Elias).
Na tarde da última terça-feira (12), o diretor do Folha e Memorialista, Alcinei Pimentel em audiência com o Prefeito de Maués, Júnior Leite entregou o projeto apresentando a importância do mesmo para o resgate da Memória Cultural da cidade de Maués.
O prefeito Júnior Leite ficou impressionado com o projeto elaborado por Alcinei Pimentel e disse que vai apoiar a iniciativa inédita para o Município, tudo porque além de promover o turismo, valoriza a memória cultural fortemente ligada a cultura indígena e principalmente os artistas plásticos da cidade.
Dentre as esculturas todas desenhadas por alcinei Pimentel e Edmilson Elias, da Lenda do Anselmo Encantado chamou a atenção do Prefeito Júnior Leite, porque lembra um munícipe que viveu em Maués nas primeiras décadas do século passado e que segundo os relatos da população da antiga da cidade, Anselmo foi encantado (desapareceu entre a Praia da Ponta da Maresia e Ilha das Conversas, apenas foi encontrado a canoa, chapéu de palha que Anselmo usava e o remo).
A escultura da Lenda do Anselmo está como proposta para ser construída na descida para praia da Ponta da Maresia para que as pessoas saibam um pouco dessa História Popular Maueense. Outras esculturas como: Mito do Guaraná Mawé, Lenda do Guaraná Cerêçáporanga, Ancestralidade, Criação da Noite dos Mundurukus e Maués Mãe do Guaraná, foram propostas para serem construídas na praça da Matriz, Novo Porto, Praça de Alimentação e Aeroporto Municipal.
