FOLHA DE MAUÉS (AM) – Na manhã desta terça-feira (31), foi realizada na Escola Municipal Jardim Fraternidade Padre Sílvio Miotto no bairro Donga Michiles zona norte de Maués, a Oficina Espaço para Criar, que apresentou painéis com diversos trabalhos produzidos pelos alunos da Escola (crianças de 3 a 5 anos de idade).
Animais da Fauna e plantas da flora do município criados pelas crianças a partir de sementes como milho e feijão foram expostos nos painéis, a exposição focou também os elementos da Cultura do Município, como o Guaraná, principal produto de exportação da cidade de Maués. As crianças mostraram com satisfação o que produziram ao longo das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Para a coordenadora escolar, Alziléia Antunes trabalhar com os materiais naturais da floresta (galhos, folhas e sementes) oportuniza as crianças conhecer um pouco a flora da região. Sem falar dos animais pertencentes a fauna, como macaco, porco queixada, personagens encontrados no Mito da Origem do Guaraná dos índios Saterés Mawés.
Já para a professora Valdenice Trindade, trabalhar as riquezas naturais do Município foi o principal foco da exposição, pois as crianças vão conhecendo os produtos da floresta, plantas como o próprio Guaraná que torna a cidade de Maués famosa, por ser o berço natural do produto.
“Preparar na base, proporcionado as crianças o conhecimento de nossa fauna e flora, também despertamos nelas, o sentimento de preservação do meio ambiente onde vivemos”, finaliza a educadora.