Amazonas

Importância de um Centro de Ensino Superior da UEA em Maués

Por: Alcinei Pimentel Carneiro (Acadêmico de Letras – UEA e Editor do Folha de Maués)

Maués, município amazonense com 62.775 habitantes (Estimativa do IBGE 2018), anualmente o Ensino Médio forma anualmente mais de 400 estudantes, sem falar das potencialidades naturais, culturais, histórico social e turísticas, o que torna o município um importante campo para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas do conhecimento, este voltado para o desenvolvimento da comunidade como um todo.

Com base em todos esses dados, faz-se necessário uma urgente atenção por parte das INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, instaladas no Município, especialmente da Universidade do Estado do Amazonas que desde 2001 mantém um pequeno Núcleo de Ensino Superior no Município. Pequeno! Sim. Mas que poderia ser grande, caso fosse transformado em CENTRO DE ENSINO SUPERIOR, a exemplo de outros grandes Municípios, como Itacoatiara e Parintins.

 

Maués mes 08 2018 (3)

E por falar nessas duas importantes e queridas cidades Amazonenses, ao longo de todo esse tempo, MAUÉS tem sido “PERIFERIA” destas no contexto de Ensino Superior, pois a Terra do Guaraná com relação a elas é tratada como SEGUNDO PLANO, talvez sem muita importância.

Conclamo todas as AUTORIDADES DO MUNICÍPIO DE MAUÉS (Prefeito, Vereadores, deputado federal), além dos professores, estudantes, entidades ligadas a Educação que façam alguma coisa para COBRAR através de um ABAIXO-ASSINADO, A IMPLANTAÇÃO DE UM CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA UEA no Município.  Maués apresenta demandas suficientes para ter um centro aqui, para o desenvolvimento do ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, tripé este, base de todo o trabalho desenvolvido pela Universidade.

Utopia ? Você caro leitor e seguidor do Folha de Maués deve está se perguntando.

 Não.

Mas sim uma necessidade, que precisa ser suprida, para garantir o ensino superior para a nossa gente, aqui perto, sem precisar se descolar para outras cidades. E não podemos desmerecer o esforço da UEA ao longo desses 17 anos presente em nossa Maués, ela já graduou diversas turmas, colocando bons profissionais no mercado de trabalho do Município e Estado. No entanto queremos uma presença mais efetiva da ÚNICA UNIVERSIDADE PÚBLICA em nossa Velha Mundurucânia, como CENTRO DE ENSINO SUPERIOR OU POLO, desagregado dos Municípios acima mencionados, nada contra essas linda cidades. Mas precisamos de um centro em nosso município com cursos de graduação que atendam as demandas à luz das Potencialidades existentes neste pedaço de chão Amazonense que ao longo de de 350 anos cultiva o GUARANÁ, que gera riquezas ao Estado, mas que este, precisa rever essa questão da condição da UEA em Maués.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: