Amazonas

Polícia divulga materiais recolhidos na revista feita no Presídio de Maués, Armas, Bebidas, Droga e Eletrônicos foram encontrados dentro da unidade

MAUÉS (AM) – Imagens repassadas pela Polícia Militar na Terra do Guaraná (267 km da grande Manaus) a redação do Folha de Maués (FM) mostra o que a Corporação recolheu dentro das celas da Unidade Prisional do Município de Maués (267 km da grande Manaus) na terça-feira (30).

Segundo a Polícia Militar foram retirados diversos materiais cortantes como “facas, bastante bebidas alcoólicas como cerveja, além de dinheiro e celulares, geladeiras e 01 freezer, muitos televisores, 20 ventiladores e uma grande quantidade de droga”.

De Acordo com o Tenente B. Rodrigues responsável por coordenar a tropa que veio da capital Manaus para os trabalhos, foram encontrados no total de materiais ilícitos, (13) celulares, (28) Carregadores, materiais em excesso Eletrônicos, Ventiladores e Geladeiras, todo esse material foi encontrado e retirado das celas, deixando apenas o que a LEP autoriza. Toda a ação foi encerrada as 13h00, ao total (4) Policiais do 1º Batalhão CHOQUE, (4) Policiais da Ronda Cândido Mariano ROCAM, e (12) Policiais da 10ª Companhia Independente da Policia Militar de Maués participaram dessa operação na Unidade Prisional do Município.

Na noite do dia (29) o Secretário Adjunto Executivo do Sistema Penitenciário do Amazonas, Tenente-coronel André Luiz Barros Gioia numa entrevista ao Portal Papagaio Falante falou com relação ao problema da entrada dos materiais cortantes e outros objetos dentro da unidade. E ele afirmou que parte desses materiais são “arremessados” por cima do muro da unidade que é baixo e fica em área residencial do bairro Ramalho Júnior na zona norte da cidade.

 

 

O novo Presídio do Município com capacidade para 125 detentos cujas obras iniciaram em 2010 até o momento não foi entregue e a atual unidade com estrutura antiga construída na década de 1990 tem capacidade para 35, mas abriga 276 detentos, ou seja, está superlotada.

Problemas a serem resolvidos

Nas redes sociais a população do Município de Maués questiona a falta de fiscalização dentro da Unidade, apesar dos esforços hercúleo da direção no sentido de trabalhar na ressocialização dos detentos por meio de projetos e melhorias com implantação de Biblioteca e assistência social. A estrutura da Unidade está precária e desde 2010, um novo presídio vem sendo construído e até o momento não foi entregue.

Outra situação que o Governo do Estado não resolve é o aumento do Efetivo Policial em Maués, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2018) o município tem uma população de 62.775 habitantes e conta apenas com um efetivo de 18 Policiais Militares e fazem “Milagre” para garantir o policiamento ostensivo no centro, nos bairros, unidade prisional da cidade, e ainda atuam na zona rural do Município, em muitos casos que requer a presença da Polícia.

São questões não resolvidas que precisam serem minimizadas ou solucionadas. Tendo em vista que a atual Unidade Prisional de Maués é uma “Bomba Relógio”, e caso as autoridades não tomem providencias, isso pode causar problemas ainda maiores para a Sociedade Maueense.

 

Fotos repassadas pela Polícia Militar do Estado do Amazonas

10a Companhia Independente da Polícia Militar de Maués – Guardiões do Guaraná.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: