MAUÉS (AM) – Imagens repassadas pela Polícia Militar na Terra do Guaraná (267 km da grande Manaus) a redação do Folha de Maués (FM) mostra o que a Corporação recolheu dentro das celas da Unidade Prisional do Município de Maués (267 km da grande Manaus) na terça-feira (30).
Segundo a Polícia Militar foram retirados diversos materiais cortantes como “facas, bastante bebidas alcoólicas como cerveja, além de dinheiro e celulares, geladeiras e 01 freezer, muitos televisores, 20 ventiladores e uma grande quantidade de droga”.
De Acordo com o Tenente B. Rodrigues responsável por coordenar a tropa que veio da capital Manaus para os trabalhos, foram encontrados no total de materiais ilícitos, (13) celulares, (28) Carregadores, materiais em excesso Eletrônicos, Ventiladores e Geladeiras, todo esse material foi encontrado e retirado das celas, deixando apenas o que a LEP autoriza. Toda a ação foi encerrada as 13h00, ao total (4) Policiais do 1º Batalhão CHOQUE, (4) Policiais da Ronda Cândido Mariano ROCAM, e (12) Policiais da 10ª Companhia Independente da Policia Militar de Maués participaram dessa operação na Unidade Prisional do Município.
Na noite do dia (29) o Secretário Adjunto Executivo do Sistema Penitenciário do Amazonas, Tenente-coronel André Luiz Barros Gioia numa entrevista ao Portal Papagaio Falante falou com relação ao problema da entrada dos materiais cortantes e outros objetos dentro da unidade. E ele afirmou que parte desses materiais são “arremessados” por cima do muro da unidade que é baixo e fica em área residencial do bairro Ramalho Júnior na zona norte da cidade.
O novo Presídio do Município com capacidade para 125 detentos cujas obras iniciaram em 2010 até o momento não foi entregue e a atual unidade com estrutura antiga construída na década de 1990 tem capacidade para 35, mas abriga 276 detentos, ou seja, está superlotada.
Problemas a serem resolvidos
Nas redes sociais a população do Município de Maués questiona a falta de fiscalização dentro da Unidade, apesar dos esforços hercúleo da direção no sentido de trabalhar na ressocialização dos detentos por meio de projetos e melhorias com implantação de Biblioteca e assistência social. A estrutura da Unidade está precária e desde 2010, um novo presídio vem sendo construído e até o momento não foi entregue.
Outra situação que o Governo do Estado não resolve é o aumento do Efetivo Policial em Maués, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2018) o município tem uma população de 62.775 habitantes e conta apenas com um efetivo de 18 Policiais Militares e fazem “Milagre” para garantir o policiamento ostensivo no centro, nos bairros, unidade prisional da cidade, e ainda atuam na zona rural do Município, em muitos casos que requer a presença da Polícia.
São questões não resolvidas que precisam serem minimizadas ou solucionadas. Tendo em vista que a atual Unidade Prisional de Maués é uma “Bomba Relógio”, e caso as autoridades não tomem providencias, isso pode causar problemas ainda maiores para a Sociedade Maueense.
Fotos repassadas pela Polícia Militar do Estado do Amazonas
10a Companhia Independente da Polícia Militar de Maués – Guardiões do Guaraná.
