Cidade Política

Prefeito de Maués faz balanço da sua administração em 2018

Por: Mateus Willian – Folha de Maués

 

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito do município de Maués (à 267 km de Manaus) Júnior Leite concedeu uma entrevista exclusiva a uma rádio local e ao Folha de Maués, falando de suas ações realizadas em 2018, e as novas perspectivas para 2019. Acompanhe a seguir os tópicos da entrevista:

Natal Solidário: O prefeito afirmou que “a ação marca o encerramento das atividades na área social do município, pois contou com a participação da população em um grande evento de solidariedade.” Segundo o prefeito “mais de 7 mil crianças receberam presentes no Natal, foi entregue mais 1.400 cestas básicas às famílias carentes da cidade para realizar a ceia natalina deste ano e o saldo foi muito positivo”.

Programa Leve Leite: De acordo com o prefeito “é o maior programa de combate à desnutrição do Estado no Amazonas, contemplando mais 2.300 famílias do município de Maués, com alcance de 12 mil pessoas, e com a distribuição de mais 2.400 litros de leite por dia. Júnior Leite disse que “com o retorno do programa, houve a diminuição da desnutrição no município, como também a internação de crianças no serviço de saúde, melhorando o rendimento escolar dos alunos”.

Saúde: O prefeito afirmou que a Unidade Básica de Saúde Fluvial começa a navegar nos rios do município em 2019, e é uma unidade moderna de saúde sobre as águas, “vamos levar a atendimento para zona rural e dinamizar os lugares onde não são atendidos, e que a intenção é levar atendimento onde a atenção básica de saúde não chega”. Júnior Leite destacou que a prefeitura reestruturou o sistema de medicamento do município, pois o sistema de saúde estava precário. “Os postos de saúde estavam acabados, sujos e desgastados, sem equipamentos e com profissionais desvalorizados, sendo feito um trabalho de resgate. Os postos de saúde foram reformados e reequipados como também o Hospital Geral, dobramos a capacidade odontológica, reestruturando o CEO – Centro Especializado em Odontologia, que faz implantes dentários e cirurgias dependendo do caso”. O prefeito apresentou um levantamento que informa a entrega de um volume de 70 próteses, além da realização de cirurgias com calendário regular de até média complexidade, com dois excelentes médicos-cirurgiões. “Foram feitas mais de 1.200 cirurgias por mês, diversos exames de mamografia, mais de 3 mil ultrassons, mais de 100 coloscopias, mais de 2.000 raios X extras, 60 mil exames laboratoriais, diversos exames de eletrocardiograma. Esses são números refletem o investimento que a prefeitura tem feito, atualmente o município conta com 28 médicos. Resultando na instabilidade no setor de saúde da Terra do Guaraná.”, assinalou o prefeito.

Educação: Na educação de Maués, o prefeito Júnior Leite afirma que visa construir e fazer um cidadão de excelência. E salientou que foram construídas mais de 126 salas de aulas na zona rural do município, e em muitas comunidades havia escolas deterioradas sem as mínimas condições de funcionamento, foi comprado mobiliários novos, e reestruturação das escolas das escolas da zona urbana. “Na educação de Maués hoje temos 10 cursos de formação continuada para professores ministrados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), e Maués é o município amazonense com mais curso de formação continuada para docentes. E os profissionais da educação tem um dos melhores salários no Estado do Amazonas, pois esses profissionais merecem receber seus salários em dia. Em agosto a prefeitura pagou parte do décimo terceiro e no dia 20 deste mês pagou a última parcela.”, frisou Júnior Leite.

O prefeito disse que anteriormente os professores contratados trabalhavam de Março à Dezembro e depois os trabalhos eram suspensos, mas que no governo do mesmo, “assumiu compromisso que o contrato valeria por 2 anos, e que todos os professores receberiam integralmente e é o que está acontecendo na atualidade, recebendo de janeiro à janeiro,  com pagamento de décimo, terço de férias e recebendo regularmente”. Ele destacou investimentos em cursos de capacitação para docentes, como também compra de fardamento escolar, aquisição de material didático pedagógico. “Fizemos a primeira biblioteca digital do Amazonas com mais de 1 milhão de itens, que fornece material de pesquisa permitindo que inúmeros jovens e crianças do município tenham acesso à cultura,” relata o Prefeito.

“Os investimentos na construção de escolas na zuna rural vão continuar, até março entregaremos 03 creches, uma no Santa Luzia, uma no Senador José Esteves, e outra no Donga Michiles, vamos praticamente zerar os índices de escolas alugadas pelo município. Consegui pactuar convênio para construção de duas escolas com 12 salas no valor de R$ 4 milhões cada uma, o dinheiro já está na conta da prefeitura, e vamos licitar para começar as obras em 2019.

Júnior Leite anunciou que realizará concurso público para os profissionais da educação que atuarão na área rural do município, e ressaltou que esses professores nunca foram valorizados e são tratados como mercadoria de troca.  “Acabou a troca de favores. O professor que tiver mérito vai assumir sua sala de aula na zona rural,” afirma Júnior Leite.

Outras ações

De acordo com o prefeito a consolidação de parcerias com Governo do Estado vai garantir o asfaltamento da malha viária da sede municipal no ano que vem, e afirmou que as obras do Programa de Saneamento Integrado de Maués (PROSAI) serão entregues no mês de setembro de 2019.  Outros investimentos contemplaram área de esporte e lazer, e para o novo ano haverá as reformas e revitalizações de centros esportivos como o ginásio Deodado de Mirando Leão e entre outras.

 

Fotos: Allison Mota- Folha de Maués (AM).

 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: