Amazonas

Site Folha de Maués lança sugestões de melhorias para a 40ª Festa do Guaraná 2019

A cada ano a tradicional Festa do Guaraná do Município de Maués está regredindo, sendo golpeada em sua face cultural pela “Famigerada Indústria Cultural” ao longo desses 39 anos de existência. Brigas entre Estado e Município, resultado de diferenças “Politiqueiras” está liquidando as tradições culturais, dessa que é a 1ª FESTA GENUINAMENTE AMAZONENSE criada em 1979 pelo ex-prefeito Carlos José Esteves e comunidade Maueense, tudo porque o Guaraná, não foi importado, ele é de MAUÉS -AM.

E paralelo às diferenças partidárias, temos os “Interesses Egocêntricos” de Grupos Políticos, destruindo ideias, planos e projetos bons para esse Município que ainda não é POLO TURÍSTICO DO BRASIL, mas segundo os Turismólogos do Município, Maués apresenta potencialidades Turísticas que precisam serem trabalhadas em projetos para conquistar tal condição.

O Poder Público Municipal de Maués, as Classes Civis Organizadas, Classes Artística e Cultural, Governo do Amazonas, Profissionais da Áreas de Turismo, História e entre outros seguimentos envolvidos, reúnam-se e discutam os 40 ANOS DO EVENTO FESTA DO GUARANÁ E OS PLANOS PÓS 40. Governo(s) não pode(m) “Torrar cerca de R$ 2 milhões” somente em contratações de atrações musicais. E o que fica no Município?

Como fica a valorização do PRODUTOR DE GUARANÁ? Dos Artistas e Músicos da cidade? Enfim, da classe artística e cultural.

Nosso produtor de guaraná deixa de ser convidado de HONRA no evento, e muito menos ganha prêmios de maior produtor. E nossos artistas!? Espoliados, mendigando apoio de recursos que é de DIREITO.

Enfim caros cidadãos maueenses, se continuarmos assim o que será de nossa FESTA DO GUARANÁ, visto que quando ESTADO briga com o MUNICÍPIO, ou vice e versa, quem perde somos nós profissionais e artistas da Terra? Somos “DESPRESTIGIANOS”, “HUMILHADOS” em nosso próprio evento.

Diante disso o site FOLHA DE MAUÉS apresentar sugestões que podem ajudar a RESGATAR aquilo que viemos perdendo ao longo desses 39 anos de Festa do Guaraná, iniciativas emanadas do seio da própria comunidade de Maués para tornar nossa festa diferente de todas como foi: Única.

*CONSTRUÇÃO DO ANFITETRO GUARANÓDROMO DE MAUÉS, com estrutura fixa próxima a Praia da Ponta da Maresia… (ver projeto da própria FOLHA DE MAUÉS).

*CRIAÇÃO DO CARTAZ OFICIAL E CULTURAL DO EVENTO, com tela medindo 1/30cm por 1m, com lançamento do Concurso em julho de cada ano e premiação com apoios das Agências Bancárias do Município e demais empresas. Tela enfocando mitos, lendas, o produto (Guaraná), o produtor rural e a grandeza do evento.

*RETORNO DO TRAJE TÍPICO DAS CANDIDATAS À RAINHA DO GUARANÁ COM CENÁRIO DE FUNDO COM PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS E GRUPOS FOLCLÓRICOS.

*RETORNO DO CONCURSO DA RUA MAIS ORNAMENTADA DO EVENTO COM ENFOQUE AO PRODUTO, COM PREMIAÇÃO

*ORNAMENTAÇÃO DA CIDADE COM PORTAIS NO PORTO, AEROPORTO COM ENFOQUE AO PRODUTO, AO MITO E LENDA DO GUARANÁ E AO PRODUTOR DO MUNICÍPIO.

*ENCONTRO COM OS PRODUTORES COM A PRESENÇA DO GOVERNO ESTADUAL E CLASSES ENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO DO GUARANÁ.

*RETORNO DA APRESENTAÇÃO CULTURAL DO MITO DO GUARANÁ SATERÉ MAWÉ (GRUPO DE DANÇA MARAGUÁS)

*ENVOLVIMENTO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAL NA ORGANIZAÇÃO DA ABERTURA OFICIAL DO EVENTO.

*CONCURSOS DE DANÇAS MODERNAS PARALELAS EM PALCOS ALTERNATIVOS COM PARTICIPAÇÃO DE OUTROS MUNICÍPIOS. (HIP-HOP E OUTRAS)

*CONCURSO DE ESCULTURA NA AREIA COM ENFOCO AO PRODUTO, A LENDA, MITO E PRODUTOR RURAL.

*FEIRA DO ARTENASATO DO GUARANÁ E DERIVADOS DO PRODUTO.

*DIVULGAÇÃO EM MASSA DO EVENTO NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO EM RÁDIOS, TVs, JORNAIS E SITES DE NOTÍCIAS.

*PALCOS ALTERNATIVOS PARA APRESENTAÇÕES CULTURAIS DO GAMBÁ E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DO MUNICÍPIO (durante o dia).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná

G1 > Brasil

Notícias da Terra do Guaraná

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: